Prédio da Igreja Luterana de Brusque passa por restauração histórica

Obra irá reparar problemas estruturais mantendo todas as características originais da construção

Prédio da Igreja Luterana de Brusque passa por restauração histórica

Obra irá reparar problemas estruturais mantendo todas as características originais da construção

O segundo prédio mais antigo de Brusque está em obras. Construída em 1895, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Brusque (IECLB) está passando por uma restauração histórica. Partes de sua estrutura como o telhado, as paredes e o forro – já atingidos pela ação do tempo – sofrerão reparos para que a história da comunidade, e também do município, possa ser preservada.

O objetivo da obra é manter todas as características originais da igreja. “Nossa igreja completou 119 anos de existência. Tem características arquitetônicas históricas e queremos manter isso. Vamos deixar a igreja como ela foi construída há mais de um século”, garante o presidente da Comunidade Bom Pastor, Sérgio Kuchenbecker.

Galeria

As obras iniciaram há duas semanas e têm previsão de término para o mês de abril. Nesta primeira fase da obra, estão sendo restaurados partes da estrutura da parede e o forro. “Estamos recuperando a parte de baixo das paredes que estão com infiltração por causa da umidade. A raspagem já foi feita, e agora estamos esperando essa umidade secar para poder fazer a nova parede. Ela será feita com um material especial que protege da umidade e evita novas infiltrações”, explica  Kuchenbecker.

A segunda fase terá a substituição do telhado. Todas as telhas serão trocadas por novas, exatamente iguais às originais. “Esse telhado passou por uma reforma em 1978, e agora vamos substituí-lo. As telhas serão no estilo francês e esmaltadas na cor caramelo. A durabilidade delas é de 100 anos”, afirma o pároco da igreja, pastor Cláudio Schefer.

O custo da restauração é estimado em R$ 600 mil. Os recursos para fazer a obra são captados entre os membros da comunidade. “O custo da obra é altíssimo, sem a ajuda da comunidade não conseguiremos. Estamos fazendo campanhas com empresários membros e amigos da nossa comunidade para arrecadar o valor. É tudo muito bonito, mas a beleza tem um custo”, diz o pastor.

Além da restauração da estrutura da igreja, a comunidade pretende restaurar o órgão de tubos.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio