Página 3

Bastidores da política e do judiciário, opiniões e críticas sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro dos impostos pagos pelo cidadão

Prefeito de Brusque tem uma opinião para o discurso e outra para a prática

  • Por Página 3
  • 6:30
  • Atualizado às 14:39
Página 3

Bastidores da política e do judiciário, opiniões e críticas sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro dos impostos pagos pelo cidadão

Prefeito de Brusque tem uma opinião para o discurso e outra para a prática

  • Por Página 3
  • 6:30
  • Atualizado às 14:39
  • +A-A

Entidades pressionam
Presidentes e representantes da Acibr, AmpeBr, Sindilojas, OSBr, Sifitec, Ubam e Fórum das Entidades Sindicais se reuniram na tarde desta quinta-feira, 11, com o prefeito Jonas Paegle, o vice-prefeito Ari Vequi, o diretor-geral de gabinete, Dirceu Marchiori e com o líder do governo na Câmara, Deivis da Silva (PMDB), para solicitarem o apoio do Executivo na aprovação do projeto de lei que visa proibir vereadores de assumirem cargos na prefeitura.

Posicionamentos antagônicos
As manifestações dos membros do governo não foram lá tão articuladas. O vice-prefeito Ari Vequi disse que o governo lava as mãos sobre o tema. “Vamos acatar aquilo que a Câmara decidir. Se a Casa aprovar o projeto, o prefeito o sancionará e o tornará lei. Não posso dizer nem se sou contra ou a favor do projeto. Espero que consigamos chegar ao melhor denominador comum”.

Projeto importante?
Já o prefeito Jonas Paegle foi enfático em sua declaração: “Para o governo é um projeto muito importante. Entendo que o eleitor vota naquela pessoa e quer que ela exerça seu mandato de vereador, de prefeito, tal qual se candidatou. Isso é fundamental”. Na prática, a declaração é da boca para fora e não faz o menor sentido, já que ele nomeou para a Secretaria de Educação o vereador eleito José Zancanaro (PSB).

Totalmente contrário
O líder do governo na Câmara se posicionou totalmente contrário ao projeto, citando um estudo feito por profissionais do direito que atentam pela inconstitucionalidade da proposta. “Quando assumi como vereador, li um juramento e estou convencido de que o projeto é inconstitucional. O vereador é um agente político, e pode ser convidado a ocupar um espaço no Executivo, a Constituição permite isso”, comentou.

Prognóstico ruim
A julgar pelas declarações dos membros do governo e opinião dos vereadores da base, ainda não há votos para aprovar o projeto. Apesar dos discursos otimistas das entidades representativas, o argumento da moralidade, ao que tudo indica, não toca a consciência de alguns parlamentares, que se apegam a uma inconstitucionalidade que é negada por especialistas. Há diversas correntes do Direito que indicam a possibilidade da lei orgânica do município criar regras que diferem do padrão federal: um exemplo recente é a alteração do artigo que estipulava o voto secreto na eleição indireta, que passou sem nenhuma indicação de inconstitucionalidade.


Republicanismo
O vereador guabirubense Godo Westarb (DEM) (à esquerda) repete os passos do candidato a prefeito Osmar Vicentini (PRB), enquanto parlamentar, e atua com postura republicana perante o governo Matias Kohler (PP). Neste fim de semana, ele esteve presente e prestigiou, junto a adversários políticos, a entrega simbólica de pavimentações pelo governo, assim como Vicentini, que em seu mandato sempre esteve presente no palanque de autoridades em festas comemorativas. Em Brusque, isso não acontece: oposição e governo jamais frequentam o mesmo palanque e, nas festas do município, aqueles que não estão na prefeitura simplesmente não aparecem.


Resposta
Cedenir Simon, presidente eleito do PT municipal, se manifesta em relação às declarações de Luciano Hang, da Havan, sobre a ida de petistas locais a Curitiba, na semana passada, para apoiar o ex-presidente Lula, que prestou depoimento no âmbito da operação Lava Jato. “Em relação ao comentário do Luciano Hang, temos plena consciência da diferença entre provas e convicção. De nossa parte, estamos muitos preocupados com a democracia, o estado democrático de direito e com o abandono que nossa cidade está submetida pelo governo que tem o apoio do referido empresário”, diz.


TV fora do ar
A operadora de TV a cabo, telefonia e internet NET sofreu um incêndio no headend (central onde ficam instalados os equipamentos para recepção dos sinais via satélite) em Itajaí, na madrugada desta sexta-feira, 12. O incidente impactou a distribuição do sinal para clientes da antiga Blue TV em Brusque, Itajaí, Itapema e Navegantes, durante o fim de semana. A operadora garante que os assinantes serão ressarcidos pelo período que ficaram sem o serviço.


Ataque mundial
Os ciberataques que afetaram 99 países refletiram também em Brusque e região. A principal consequência foi o cancelamento do serviço de cartões de crédito ou débito para compras em alguns estabelecimentos, entre eles o Sesi Farmácia. A entidade não sofreu com o ataque, mas interrompeu o atendimento eletrônico justamente para prevenir a ação dos hackers. A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) também tomou a mesma medida no fim de semana.

“Resgate”
Os computadores foram infectados por um ransomware, um tipo de software nocivo que se infiltra no sistema e cobra um valor de “resgate” para que o acesso a ele possa ser restabelecido. Entre as grandes empresas afetadas ao redor do mundo está a Telefônica, na Espanha.


Cúpula reunida
Secretários e diretores do município se reuniram na sexta-feira, 12, com o prefeito Jonas Paegle e o vice, Ari Vequi, para discutirem sobre a formulação do Plano Plurianual (PPA) e também as ações estratégicas de governo nos próximos meses. Essa foi a primeira vez que a reunião de secretariado, que vem sendo realizada sempre às sextas-feiras, teve a participação também dos diretores.

Ações
Entre as principais ações do governo para os próximos meses está o plano de revitalização viária. O destaque dentro dessa ação é o recapeamento de 30 quilômetros de asfalto em diversas ruas de Brusque. Também está inclusa a limpeza, roçada e pintura de diversas vias do Centro, entre elas a Beira Rio. A prefeitura ainda tem um novo projeto de iluminação pública, já prevendo a economia com lâmpadas de LED, que vão acender somente dentro dos horários específicos.


Fraga na Pronegócio
A 41ª Pronegócio, maior rodada de negócios de confecção do país, que inicia hoje em Brusque, apresentará a coleção primavera/verão 2017-2018 de marcas catarinenses, nos segmentos feminino, masculino, infantil, moda praia, fitness e cama, mesa e banho. Nesta edição do evento, os organizadores contarão com a presença do estilista Ronaldo Fraga, que visitará a Pronegócio amanhã, como também acompanhará o desfile, marcado para as 19h30 no Clube Santos Dumont, em Brusque.


Visitas da comissão
Na primeira quinzena de maio, vereadores membros da Comissão Especial de Saúde da Câmara de Brusque visitaram as unidades básicas de saúde (UBS) dos bairros Santa Terezinha e Santa Rita, dia 5, Volta Grande e Bateas, dia 8, Steffen e São Luiz, dia 10. Formada por Celso Emydio da Silva (DEM, presidente), Ana Helena Boos (PP, vice-presidente), Nino Gamba (PSB), Paulo Sestrem (PRP) e Rogério dos Santos (PSD, relator), a comissão tem o objetivo de investigar e esclarecer situações afins ao Sistema Municipal de Saúde.

Programação
Os parlamentares deram início às atividades fiscalizatórias em abril, quando estiveram nos postos de saúde dos bairros Planalto e Limeira. Antes disso, no mesmo mês, eles se reuniram com o secretário municipal de Saúde, Humberto Fornari. A comissão procura checar, em cada UBS, questões relativas a recursos humanos, abastecimento de remédios, infraestrutura básica, dentre outros fatores. Está sendo programada, também, uma visita ao Hospital Azambuja.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio