Evento na Alemanha comemora dez anos de entidade que estreita relações com o Brasil

Prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, representou a Acic em cerimônia da Badisch-Südbrasilianischen Gesellschaft

Evento na Alemanha comemora dez anos de entidade que estreita relações com o Brasil

Prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, representou a Acic em cerimônia da Badisch-Südbrasilianischen Gesellschaft

O prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, participou de um evento, no dia 4, de comemoração pelos 10 anos de aniversário da Badisch-Südbrasilianischen Gesellschaft (BSG), em Karlsdorf-Neuthard, na Alemanha. Kohler está de licença do cargo e retorna a responder oficialmente pelo município amanhã. A entidade foi criada principalmente para coordenação de informações e preservação dos bons contatos existentes há algumas décadas entre Brasil e Alemanha.

A cerimônia oficial do aniversário de uma década da BSG contou com a presença de Kohler, do grupo Alemão em Canto, de Guabiruba, e diversas outras pessoas e autoridades locais, como deputados e o presidente do Conselho Regional de Karlsruhe.

Kohler participou da celebração porque é vice-presidente da Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura (Acic) e representou o presidente Valdir Riffel, que não pôde estar presente. A cerimônia repercutiu em vários jornais do interior da Alemanha.

Egon Klefenz, presidente da BSG, discursa durante a cerimônia | Foto: Divulgação

“Dez anos não é uma data de jubileu, mesmo assim é um motivo para comemorar, pois se nos negássemos a fazê-lo, os cerca de 150 visitantes teriam vindo à casa de São Bernardo, em Neuthard, em vão”, disse o presidente da BSG, Egon Klefenz, em seu discurso.

A cerimônia foi acompanhada pelo grupo Badischen Konservatoriums Karlsruhe, que foi regido pelo professor Fábio Shiro Monteiro e apresentou o chorinho de Abel Ferreira aos convidados. O encontro não foi apenas uma noite histórica, das conquistas realizadas até então, mas também exemplo da cordialidade e parceria entre os dois continentes.

Klefenz também destacou os muitos encontros, pesquisas de emigrantes, parcerias socioeconômicas, cooperações e intercâmbio de estudantes e de estagiários. Para o presidente da BSG, com isso, “o estatuto da BSG está se cumprindo”.

O vice-presidente da BSG, Lothar Hillenbrand, falou sobre a fundação da entidade. Ele contou que o grupo de pesquisas sobre os emigrantes – pessoas que saíram da Alemanha para vir para o Brasil – antigamente era ligado à associação de Karlsruhe. Depois, viu-se a necessidade de fundar uma associação própria, por sugestão de Alois Riffel.

Os presentes também destacaram as dificuldades enfrentadas no início da BSG. Heribert Rech, que há dez anos era Ministro do Interior da Alemanha e assinou o documento de fundação, falou sobre a sua biografia e a comparou com os desafios dos emigrantes.

O deputado estadual Ulli Hockenberger ainda estava entusiasmado com o encontro de badenses de Santa Catarina, ocorrido em novembro de 2015, onde não se falava em alemão, mas no dialeto badense. Ele também mencionou as relações socioeconômicas e apresentou números.

O presidente do Conselho Regional de Karlsruhe, Christoph Schnaudigel, mostrou-se satisfeito com a cordialidade e sinceridade das parcerias existentes. O prefeito de Karlsdorf, Sven Weigt, dirigiu suas palavras a Matias Kohler e a Pedro Schmitt, representante da BSG em Santa Catarina. Ele parabenizou, também, uma homenagem feita por Valdir Riffel e pelo prefeito de Brusque, transmitida em vídeo na cerimônia.

Grupo Alemão em Canto posa para foto com autoridades|Foto: Herberger

No final do evento, foram feitas homenagens ao sócio-fundador Bertrand Fuchs, e outros membros da diretoria da BSG: Ursula Ebert, Alois Riffel, Lothar Wieser e Reinhard Zimmermann. O evento foi encerrado com uma apresentação do coral brasileiro Alemão em Canto, de Guabiruba, e do Coral da Igreja de São Sebastião, de Neuthard.

Com informações de texto em alemão enviado pela BSG, o qual foi traduzido por Valdir Riffel, presidente da Acic.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio