Prefeito e secretária de Saúde falam sobre coleta de sangue em Brusque

Além da unidade móvel do Hemosc que estará nesta semana na cidade, administração municipal encaminha doadores para o hemocentro em Blumenau

Prefeito e secretária de Saúde falam sobre coleta de sangue em Brusque

Além da unidade móvel do Hemosc que estará nesta semana na cidade, administração municipal encaminha doadores para o hemocentro em Blumenau

Na manhã desta terça-feira, 20 de março, o prefeito de Brusque, Paulo Eccel, e a secretária de Saúde, Maria Aparecida (Cida) Morelli Belli, em visita ao Jornal Município Dia a Dia, comentaram sobre os serviços de captação de sangue em Brusque e região.   

O prefeito Paulo Eccel, que esteve na Unidade do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), em Blumenau, há duas semanas, disse que a melhor maneira de coleta de sangue é continuar levando os doadores brusquenses até Blumenau.

– Já tínhamos banco de sangue no município e eu tinha a visão de que precisávamos reinstalar um aqui. Só que para se ter uma ideia, quando a captação é realizada nos municípios, geralmente o sangue é somente destinado para uma pessoa. Quando é feito na sede do hemocentro, eles conseguem separá-lo e o processo de coleta serve para até três pessoas – comentou Eccel. 

Tanto o prefeito quanto a secretária comentaram que administração municipal já realiza em Brusque um cadastro de pessoas, nas unidades de saúde da cidade, que queriam ir até o Hemosc. O encaminhamento dos doadores é feito uma vez ao mês ao hemocentro de Blumenau e a administração pretende aumentar e otimizar a ação. Ao todo, o Hemosc tem cadastrados 678 doadores permanentes de Brusque. 

Nesta quinta-feira, 22 de março, a unidade móvel do Hemosc estará em Brusque, para realizar a coleta de doadores de sangue. A captação acontece na Praça Sesquicentenário, em frente à Prefeitura de Brusque. Das 8 horas às 11h30 (distribuição de 50 senhas) e das 13h30 às16h30 (distribuição de 50 senhas). 

**Confira estas e outras informações sobre a situação da Saúde de Brusque na edição impressa do Jornal Município Dia a Dia desta quarta-feira, 21 de março. 
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio