Conteúdo exclusivo para assinantes
Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Prefeitos caem na arapuca do concurso de Melhor Prefeito do Brasil

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Prefeitos caem na arapuca do concurso de Melhor Prefeito do Brasil

Raul Sartori

Vigarice
Não dá para acreditar que alguns prefeitos de SC, movidos pela vaidade, estão caindo em uma arapuca já com mofo de tão velha e manjada: dispor-se a gastar dinheiro público para receber o título de Melhor Prefeito do Brasil, de uma tal de União Brasileira de Divulgação, com direito a pompa e circunstância, em Recife, no próximo dia 15. Tudo, rigorosamente tudo, vigarice. Mas tem 27 prefeitos de SC “candidatos” ao título.

Como esperado
Como previsto, na reunião de líderes nacionais do PMDB, ontem, em Brasília, o deputado federal Mauro Mariani (PMDB-SC), presidente do partido em SC, propôs a renúncia dos integrantes da corrompida Executiva Nacional que foram denunciados pela Procuradoria Geral da República. E como se esperava, foi zero a chance de alguém passar o bastão.

Convocação
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da JBS, que tem o deputado federal Celso Maldaner (PMDB-SC) entre seus integrantes titulares, ganha mais um ingrediente catarinense. Outro deputado federal do Estado, João Rodrigues (PSD), membro suplente, protocolou seis requerimentos convocando empresários e lideranças políticas para darem explicações, entre eles os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Missão oficial
Comitiva catarinense da qual fazem parte os deputados estaduais Silvio Dreveck (PP), presidente da Assembleia Legislativa, e Gelson Merisio (PSD), está em Israel desde segunda-feira em missão oficial. Uma das principais visitas foi à Universidade de Tel Aviv, a maior do país, famosa pelo seu modelo específico de educação, que incentiva a pesquisa, a inovação e a competitividade e foi um dos propulsores que tornou Israel o segundo principal polo de tecnologia no mundo, atrás apenas do Vale do Silício, nos Estados Unidos.

Maracutaia
Conta o blog O Antagonista, que em maio passado a Polícia Federal deflagrou a Operação Fugu (Baiacu) contra um esquema de fraudes no processamento de pescado em SC, como uso de água oxigenada para “recuperar” filés de peixe e fosfato, visando aumentar a absorção de água, entre outras maquiagens. Em uma troca de e-mails, a executiva Geraldine Coelho, da Costa Sul, diz a Dario Vitali, da Vitalmar, sobre o uso do fosfato no processamento de camarões: “Com certeza, colocando 2% de fosfato em tanques por quatro horas, com camarão (sete barbas e ferrinho, por exemplo) o PH fica em 8,5. E o rendimento para as empresas? Temos que pensar tecnicamente, mas com ganhos!”

Espaço sideral
O cientista James Spann, da Nasa, a agência espacial americana, onde é chefe da base especializada em propulsão, anunciou em palestra na UFSC, segunda-feira, que entre as futuras missões está o Parker Solar Probe, satélite que vai tocar a atmosfera do sol, que será lançado em 2018. Demorará entre três a quatro anos para chegar a seu destino.

Criminalização
A criminalização do funk será tema de debate na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Congresso Nacional, hoje. A proposta, originária de Sugestão Legislativa, é que o gênero seja considerado “crime de saúde pública” contra “crianças, adolescentes e a família”. Um dos apoiadores e relator da matéria é o senador Romário (Pode-RJ).

Voz para ouvir
Rara reserva ética e moral da política brasileira, o ex-senador Pedro Simon faz palestra nesta quinta-feira, 14, às 20h, no auditório do Campus da Univali de São José, no bairro Kobrasol. É gratuito e aberto ao público. Falará sobre conjuntura do Brasil e as perspectivas para os próximos anos.

Maioridade penal
O Senado informou ontem do retorno da análise da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 21/2013), que prevê a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, após praticamente dois anos. Na próxima semana, o texto será incluído na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Que se resolva isso de vez. O tema encheu a paciência há tempos.

Cipoal
SC tem no momento 42 leis dispondo sobre os direitos das pessoas com deficiência. Em projeto no Legislativo, estão sendo reunidas em uma, que vai facilitar muito a consulta pelas pessoas e entidades envolvidas com o segmento. Depois segue para votação em plenário.

DETALHES
Muito bonito isso, sob todos os aspectos. Estudantes da Univali vão limpar pontos de rios, praias e praças de Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Itapema, Porto Belo, Penha e Tijucas. A lamentar que isso não seja exemplo para universidades públicas, como a UFSC.

Falta ainda passar pela Comissão de Constituição e Justiça, projeto em tramite na Câmara dos Deputados que reduz pela metade o número de horas-aula exigidas no curso de formação de candidatos interessados em conseguir a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) até 50 cilindradas.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio