Prefeitura apresenta proposta para criação dos bairros de Brusque

A proposta de transformar 26 localidades urbanas em bairros oficiais foi apresentada nesta quinta-feira, 6

Prefeitura apresenta proposta para criação dos bairros de Brusque

A proposta de transformar 26 localidades urbanas em bairros oficiais foi apresentada nesta quinta-feira, 6

A proposta de transformar 26 localidades urbanas em bairros oficiais foi apresentada pelo prefeito Paulo Eccel aos representantes das Associações de Moradores da cidade na noite desta quarta feira, 5, durante encontro realizado no salão nobre da Prefeitura de Brusque. A novidade é uma iniciativa do Instituto Brusquense de Planejamento e contou com o apoio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

No encontro, cada representante recebeu um mapa com a proposta de delimitação de sua região para análise e debate em sua comunidade. “As divisões foram propostas pelo IBPLAN com suporte do IBGE. Agora os moradores poderão conversar sobre as características de cada localidade para propor alterações e ajudar a definir o mapa”, destacou o prefeito.

Após receber as propostas da comunidade, o documento será apresentado oficialmente a toda população em audiência pública, resultando em um projeto de lei que será encaminhado à Câmara de Vereadores para votação. “Este trabalho desenvolvido pela Administração Municipal atende uma necessidade histórica da cidade”, explicou Laureci Serpa Junior, diretor-presidente do Instituto Brusquense de Planejamento.

Serpa acrescentou que o maior desafio da Administração Municipal foi buscar a delimitação territorial precisa e de fácil reconhecimento, potencializando identidades socioculturais pré existentes e alcançando maior eficiência administrativa. Atualmente, o Brusque possui somente cinco bairros oficializados por lei – Santa Rita, Santa Terezinha, São Luiz, Guarani e Jardim Maluche. Com a aprovação da proposta serão 31 bairros no total.

O resultado do trabalho será de grande importância também para o IBGE, que pretende utilizar a nova configuração geográfica para aplicação de suas novas pesquisas, fornecendo estatísticas importantes sobre cada bairro do município. Esse material em conjunto com o sistema de georreferenciamento municipal, previsto para 2015, possibilitará ao município trabalhar com informações concretas no processo de desenvolvimento urbano, de planejamento e do suprimento da infraestrutura social e física. 

Consulta

As propostas de delimitação dos bairros estão disponíveis para consulta popular no anexo abaixo ou no site do IBPLAN. Os documentos podem ser acessados em brusque.sc.gov.br/ibplan durante todo o mês de novembro e as sugestões de alteração devem ser encaminhadas à diretoria da Associação de Moradores de cada localidade ou diretamente ao IBPLAN através do e-mail ibplam@brusque.sc.gov.br.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio