Projetos para a cidade são idealizados em viagem de comitiva de Brusque à Alemanha

Atividades que envolvam o rio Itajaí-Mirim são destaque entre as ideias trazidas da Europa

Projetos para a cidade são idealizados em viagem de comitiva de Brusque à Alemanha

Atividades que envolvam o rio Itajaí-Mirim são destaque entre as ideias trazidas da Europa

Nesta quinta-feira, 25, os integrantes da comitiva Brusque-Brasil fizeram o balanço da participação na Conferência em Bad Schönborn e do Festival SDG, referente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que aconteceu no Distrito de Karlsruhe, na Alemanha, dos dias 13 a 23.

Para o superintendente da Fundação do Meio Ambiente de Brusque (Fundema) Cristiano Olinger, a viagem é importante para trazer novidades e tecnologia para Brusque, além da troca de experiências entres os dois países. “Cada vez que a gente vai lá, a gente vê que os laços ficam mais fortes”, afirma.

Veja também:
Sem conseguir formalizar convênio com prefeitura, IGP de Brusque sofre com falta de recursos

Vida no campo: conheça a rotina de família que cria gado de leite e produz queijinho e nata, em Guabiruba

Botuverá poderá ter bombeiros comunitários até fim do ano

Segundo Olinger, as pautas tratadas foram diversas, como a forma que vemos a alimentação e o aumento das temperaturas a cada ano.

“Nosso planeta que vem sendo degradado constantemente, pela nossa geração e dos nosso pais, que usou indiscriminadamente os recursos que tínhamos. Agora a gente tem que correr atrás, reverter”, explica.

No evento, nasceu um projeto envolvendo o rio Itajaí-Mirim, que trata da renaturalização do rio nas áreas rurais e o uso dele para a comunidade na área urbana. “É um projeto ainda embrionário, mas a gente quer ver se vamos conseguir fazê-lo”, adianta Olinger.

O prefeito Jonas Paegle ressaltou a importância de se repensar o Itajaí-Mirim. Na Alemanha, segundo ele, viu atividades culturais sendo realizadas próximas ao rio e em barcos.

“Nós temos um rio que atravessa a cidade e não serve para nada, só para escorrer a água, desembocar esgoto, resíduos industriais. Está na hora de mudar”, conta. Segundo ele, a intenção é fazer uma avenida Beira Rio mais sustentável.

Paegle também ressalta a importância da conferência em diversas áreas da cidade, inclusive econômica. Segundo ele, foram feitos contatos importantes com políticos e empresários. Também está na mira a instalação de uma grande empresa na cidade.

“É interesse nosso que venha se estabelecer aqui na nossa cidade uma empresa de alto padrão”, destaca.

Projetos em andamento

Olinger ressalta que quando fala-se de mobilidade, é necessário pensar nas pessoas, não somente nos automóveis.

Segundo ele, são três projetos em parceria com a Alemanha que estão em andamento: das estações inteligentes e das luminárias LED, em fase final e previsto para até o fim do ano; o estudo do potencial energético solar de todos os telhados da cidade e o projeto de mobilidade sustentável, previstos para 2020.

Ele explica no projeto das estações inteligentes teriam as bicicletas de compartilhamentos e na de LED estava previsto as bicicletas elétricas. De acordo com o superintendente da Fundema, os dois projetos foram unidos e vão ser colocadas cinco unidades de uso compartilhado de bicicletas, em pontos distintos.

“Vão ter 30 bicicletas comuns e 11 bicicletas elétricas para compartilhamento com a comunidade”, detalha.

Segundo Olinger, no projeto do potencial energético está inserida a instalação de placas fotovoltaicas. “A gente contratou uma empresa da região para fazer uma cobertura com as placas nas estações das bicicletas. Neste primeiro momento vamos instalar em duas, uma em frente a Unifebe e outra na praça do Sesquicentenário”, completa.

Saúde

Na conferência, a terceira idade foi bastante discutida. O secretário de Saúde, Humberto Fornari, apresentou a “Academia da Saúde – integrando corpo e mente na melhor idade”.

Segundo ele, um novo projeto resultou da discussão: a criação de uma campanha “mês do idoso com demência”, para o tratamento de pessoas com idade avançada com doenças psicossomáticas.

Para ele, foi uma surpresa positiva quando foi falado do Sistema Único de Saúde (SUS) e da preocupação com os idosos. “Eles não têm uma política global de termos comunitários. São coisas que já existem, como aqui no Brasil, que podem ser levadas para lá”, conta.

Segundo o secretário, a diferença entre os dois países é que aqui existe uma atenção primária. Na Alemanha, no entanto, existe uma visão ‘hospitalocêntrica’, quando os planejamentos de saúde são centralizados no hospital.

“Eles não trabalham muito com o sistema de prevenção. A preocupação deles é que cada indivíduo alemão tenha um plano de saúde, público ou privado”, explica. “Do ponto de vista tecnológico, não ficamos atrás dos alemães”, conta.

Educação

A secretária de Educação, Eliane Buemo, destaca a apresentação do “Escola Sementeira – Programa Nossa Escola, Nosso Lar”. O projeto agradou os alemães e tem a possibilidade de ser replicado no país.

“Penso que a gente exportar a nossa ideia para um outro país, de primeiro mundo, a quarta potência, é bastante significativo, é muito gratificante”, avalia.

A secretária relata se emocionou durante a apresentação, após assistir um vídeo sobre o projeto na Escola Edith Gama Ramos, no bairro Cedro Grande.

“Porque é muito emocionante você ver as crianças, do interior do município, sendo aparentadas para o prefeito de Karlsruhe, para o prefeito de Pomerode, que acompanhou a nossa apresentação, para as pessoas da universidade de lá”, conta.

Para ela, a parceria com o distrito de Karlsruhe, com o município de Brusque e com a Secretaria de Educação, vai se firmar cada vez mais.

“Não sei exatamente se pela execução de uma escola sustentável, ou se por um outro projeto de formação de professores, que começamos a desenhar lá. Enfim, deixamos lá muitas ideias, trouxemos outras. Ao longo dos próximos meses, vamos dar imagens a elas”, explica.

Conferência em Brusque

Olinger reforça a possibilidade da realização da Conferência Brasil/Alemanha dos ODS em Brusque, prevista para fevereiro de 2020. O convite da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) foi feito pelo prefeito no evento.

Veja também:
Brusque encara Ituano sem Zé Carlos e com duelo pela artilharia nas semifinais da Série D

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Prefeitura de Gaspar libera trânsito da rua Dr. Nereu Ramos após deslizamento

“Já fizemos o convite para o pessoal da Alemanha, eles já viram a agenda e nós mudamos um pouco a data, para atendê-los”, conta.

Olinger prevê a vinda do administrador distrital, Christoph Schnaudigel e do ex-prefeito de Karlsdorf-Neuthard e cônsul honorário de Santa Catarina na Alemanha, Egon Klefenz.

“Os parceiros estão muito contentes com tudo o que a gente já produziu, com as cosias concretas que a gente conseguiu”, finaliza.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo