Prefeitura de Brusque busca a abertura de colégio da Polícia Militar no município

Processo depende de uma portaria baixada pelo comandante-geral com autorização

Prefeitura de Brusque busca a abertura de colégio da Polícia Militar no município

Processo depende de uma portaria baixada pelo comandante-geral com autorização

A prefeitura de Brusque busca a instalação de um colégio da Polícia Militar no município já a partir de 2020. A Secretaria de Educação elabora estudos para obter embasamento técnico no requerimento que será feito pelo governo municipal em parceria com lideranças políticas e entidades como a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação Empresarial de Brusque (Acibr) e encaminhado ao comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior.

O vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi, afirma que a prefeitura estaria disposta a ceder um terreno no bairro Limeira para a abertura da escola. A princípio, o município também arcaria com merendas e limpeza.

Veja também: 
Baixa produção de mel preocupa apicultores e meliponicultores da região 

Secretaria de Turismo apresenta projetos previstos para 2019 e 2020

Alunos de medicina da Unifebe são recepcionados no Hospital Azambuja

 

“Laguna, por exemplo, terá um colégio em 2020 e Brusque está entre os municípios que busca um colégio da Polícia Militar. Pode ser um terreno ou uma até uma escola já existente, realocando os professores para outros educandários. Se pudermos decidir o local, teríamos interesse que fosse na limeira, área com maior crescimento no município”, explica Vequi.

O sub-tenente Igomar Mireski, da secretaria do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires, de Florianópolis, explica que as lideranças políticas do município precisam, antes de mais nada, se reunir com o comandante-geral da Polícia Militar no estado e iniciar negociações.

“A partir daí, o comandante-geral avaliará as contrapartidas necessárias. Precisa que o município arrume estrutura física, por exemplo. Gestão e direção do colégio são da Polícia Militar. As responsabilidades em relação às estruturas da escola são abertas a discussão, há contrapartidas tanto do município quanto da Polícia Militar”, explica.

Veja também:
Vigilância diz que lotes de frango com salmonella não chegaram aos mercados de Brusque

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Reencontro dos irmãos em Blumenau: “Minha vida nunca foi completa, sempre faltaram dois pedaços”

Colégios Policiais Militares estão em funcionamento em Florianópolis, Lages, Joinville e Blumenau. Já há uma portaria emitida pelo comandante-geral autorizando a abertura de nova unidade em Laguna, mas o sub-tenente afirma que “a portaria é o pontapé inicial. A partir deste momento, o município, com uma comissão, busca a documentação necessária a ser submetida ao Conselho Estadual de Educação para o funcionamento do colégio.”

O sub-tenente confirma que Brusque poderia ter um colégio militar já em 2020. “Seria necessário entrar em contato com o comandante-geral ainda no primeiro semestre de 2019, para que a Secretaria de Estado da Educação dê o aval para que o Conselho Estadual permita a abertura do colégio.”.

Os colégios militares são iniciados com turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, e ano a ano há progressão, até que a estrutura esteja completa até a 3ª série do Ensino Médio.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo