Conteúdo exclusivo para assinantes

Prefeitura de Brusque deixou de realizar cinco eventos nos últimos anos

Turismo pretende conversar para retomar a Felicità, a Bierfest e outras festividades

Prefeitura de Brusque deixou de realizar cinco eventos nos últimos anos

Turismo pretende conversar para retomar a Felicità, a Bierfest e outras festividades

Cidade reconhecida pela Fenarreco em todo o estado, Brusque tentou, há alguns anos, expandir o seu calendário de festas. Havia, além da festa do marreco, pelo menos mais cinco eventos de grande porte, hoje suspensos.

Levantamento de O Município mostra que a Felicità – a Festa das Etnias, a Bierfest – o Festival do Chope Artesanal, a Festa de Carnaval, o São João Solidário e a Festa de Réveillon deixaram de ser realizados em diferentes épocas, e até hoje não foram retomadas.

“Queremos ver se ressuscitamos festas como a Felicità, a Bierfest e o São João”, afirma o diretor de Turismo, Norberto Maestri, o Kito. Segundo ele, as conversas nesse sentido devem prosseguir até o fim do ano.

O principal entrave para que os eventos sejam retomados é a falta de recursos da prefeitura. Segundo ele, os custos de cada festa serão avaliados e, se forem viáveis, poderão ser autorizados.

O mais provável é que muita coisa fique para depois porque a prefeitura está com o caixa no limite. De acordo com Kito, serão escolhidos eventos prioritários.

Natal
Kito já ressuscitou o Desfile de Natal que ocorrerá em dezembro deste ano. Ele era secretário de Turismo na gestão de Paulo Eccel, quando essas festas eram realizadas anualmente, e agora, tenta retomá-las.

Embora o desfile esteja confirmado, uma programação mais completa ainda não foi anunciada. Até 2014, havia o Cidade Natal, que incluía atrações no pavilhão.

Em 2015 e 2016, a programação natalina foi diferente, nem houve desfile. O evento continuou graças a parcerias com a iniciativa privada. Neste ano, há possibilidade de uma festa natalina voltar.

Arquivo O Município

Felicità – A Festa das Etnias
A última edição da festa ocorreu entre 13 e 15 de março de 2015, poucos dias antes da cassação do ex-prefeito Paulo Eccel. A festa tinha como foco as principais etnias que formaram a colonização de Brusque: alemã, polonesa, italiana e africana.

A Felicità foi criada em 2009 e no seu último ano reuniu, segundo a Prefeitura de Brusque, 8 mil pessoas no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof.

Arquivo O Município

Bierfest
Idealizada para se consolidar como festa do verão, a Bierfest morreu cedo. A sua segunda e última edição foi realizada em 25 de janeiro de 2015.

Conforme O Município noticiou à época, a presença de público ficou bem abaixo do esperado pelos cervejeiros. Apesar disso, a prefeitura informou, na ocasião, que a meta de 15 mil pessoas fora atingida.

Arquivo O Município

Festa de Carnaval
Principal festa do Brasil, o Carnaval foi comemorado com um evento da prefeitura, pela última vez, em 2015. As festividades ocorreram dentro do pavilhão e reuniram pouco público.

Naquele ano, o grande destaque da programação foi a apresentação da tetracampeã do carnaval de Itajaí, Escola de Samba Imperador.

Arquivo O Município

Festa de Réveillon
A última vez que o Ano Novo foi recepcionado por fogos de artifício numa festa da prefeitura foi em 2014, na virada para 2015. Na ocasião, a Festa de Réveillon foi realizada no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof.

A queima de fogos, tradicional em várias cidades do mundo, durou cerca de dez minutos em Brusque. De acordo com a prefeitura, 7 mil pessoas acompanharam o evento.

Arquivo O Município

São João Solidário
A tradicional festa junina também foi comemorada pela prefeitura até 2014. Na sua última edição, foram ao pavilhão cerca de mil pessoas para o São João Solidário.

A festa tinha um caráter um pouco diferente, pois reunia entidades assistenciais da cidade para arrecadar dinheiro. O São João Solidário teve queima da fogueira, apresentação de Dança da Quadrilha do Colégio São Luiz e música ao vivo.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio