Conteúdo exclusivo para assinantes
Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Prefeitura de Brusque deve nomear novo secretário de Trânsito e Mobilidade rapidamente

Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Prefeitura de Brusque deve nomear novo secretário de Trânsito e Mobilidade rapidamente

créditos: divulgação

Página 3

Baixa
A saída de Alonso Torres do cargo de secretário de Trânsito e Mobilidade coloca uma batata quente nas mãos da Prefeitura de Brusque. Profissional comprometido, o ex-delegado de Polícia Civil tinha um planejamento traçado para a pasta, apesar das críticas. Com ele fora, cabe ao governo nomear rapidamente alguém capacitado e conhecedor das demandas do trânsito – cada vez mais caótico – da cidade.

Críticas
Em dezembro de 2017, Torres deu entrevista a O Município, na qual delineou como foi 2017 na pasta. Mostrou-se ciente das críticas, mas demonstrou planejamento bem definido para não se perder em polêmicas. O secretário não deu sinais de que sairia, mas ponderou que teria uma conversa com o prefeito, na qual falaria da necessidade “agigantamento” da secretaria, para que ela consiga abraçar tudo o que lhe é imputado.


Transporte universitário
A Prefeitura de Brusque informa que fornecerá ônibus para os universitários já a partir do início dos intensivos em fevereiro. O secretário de Governo e Gestão Estratégica, William Molina, ressalta que o transporte estará disponível exclusivamente para universitários. Interessados devem fazer o cadastramento para terem direito ao transporte, no terminal urbano.

Irregularidades
Segundo Molina, a prefeitura já recebeu reclamações neste ano de pessoas que queriam o transporte gratuito para outras cidades. Há casos até mesmo de pais reclamando ônibus para o filho que estuda no Ensino Médio em Blumenau. Outra situação é de uma pessoa que trabalha em outra cidade e usava, irregularmente, o transporte universitário. O secretário diz que foi feito um pente fino e que só poderá usufruir do benefício quem realmente for estudante de graduação ou pós-graduação.


IPTU
A Prefeitura de Brusque pretende liberar os carnês do IPTU de 2018 a partir de fevereiro. Vale ressaltar que neste ano não haverá entrega de carnês físicos. Os boletos poderão ser baixados online, a fim de evitar desperdício de papel. A prefeitura irá instalar computadores e impressoras na Arena para quem precisar de auxílio, com o apoio de funcionários. Além disso, a Unifebe fechou parceria para que a população possa usar os seus laboratórios para a impressão. Também foi feito contato com a Uniasselvi/Assevim.


Puxadinho
Luciano Camargo, servidor de carreira do Samae que fez a denúncia que originou a CPI do Samae, postou nas redes sociais que o vereador Ivan Martins é quem manda na autarquia. Camargo escreveu que o “prefeito vendeu o Samae por apoio político”. Se isso de fato procede, prejudica a independência dos poderes – princípio fundamental para o bom funcionamento da democracia. Trata-se, ainda, de uma flagrante contradição. Em 2016, o mesmo Martins criticou a gestão Roberto Prudêncio Neto, acusando-a de fazer da Câmara um puxadinho do Executivo. Seria o Samae um puxadinho do vereador?


Prazo expirado
Tem gerado reclamação entre os comerciantes da cidade a presença de um ônibus em frente à praça Barão de Schneeburg. O veículo anuncia a compra de volumes de cabelo. A prefeitura autorizou que ele ficasse no local por dois dias, mas o prazo expirou e, até o momento, ninguém fez nada. Há quem diga que, se fosse um automóvel de Brusque, já teria sido autuado.


Erros histórico
O erro histórico apontado pelo historiador Paulo Kons acerca da lei sancionada pelo presidente Michel Temer que apontou o município de Santa Teresa (ES) como o pioneiro da imigração italiana no Brasil demonstra bem a falta de foco da classe política brasileira. Com o país lutando para se recuperar plenamente da crise e se preparando para uma difícil eleição, deputados usam da sua posição para fazer média com o povo, propondo leis de pouca valia e, neste caso, de forma incorreta. Leia matéria na página 7.


Sem comissionados
O prefeito Jonas Paegle sancionou, no Diário Oficial dos Municípios desta terça-feira, 16, a lei aprovada em 2017 que criou os cargos de médico auditor e médico regulador no quadro permanente de pessoal. Essas funções eram ocupadas por comissionados, o que foi considerado irregular pelo Justiça, acionada pelo Ministério Público.


Sucesso mais uma vez
A 44ª Pronegócio Inverno 2018 começou nesta terça-feira, 16, com mais de 700 clientes confirmados. O número é maior do que o da última edição: 600. Por isso, a expectativa do presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque (Ampebr), Ademir José Jorge, é de que a marca de 1 milhão de peças seja ultrapassada. Ao todo, 200 segmentos, representados por marcas de Brusque e região, estão no local e comercializam seus produtos. São 103 marcas no setor feminino, 56 no infantil e mais 41 no masculino. Ontem à noite foi realizado o desfile de moda da rodada de negociação, com a presença de clientes e fornecedores.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio