Conteúdo exclusivo para assinantes
Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Prefeitura de Brusque deverá promover mudanças na carreira dos funcionários públicos em 2018

Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Prefeitura de Brusque deverá promover mudanças na carreira dos funcionários públicos em 2018

foto; nene Foto: Arquivo pessoal outras fotos Crédito: Arquivo O Município

Página 3

Folha de pagamento
Desde que assumiu a prefeitura, a gestão Jonas Paegle e Ari Vequi vem reclamando, reiteradamente, sobre o gasto com a folha de pagamento. O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) tem acompanhado a situação e emitido alertas à municipalidade para que o comprometimento com a folha, hoje em quase 54%, não ultrapasse o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Mudanças
A administração municipal já articula uma série de mudanças no que se refere aos funcionários públicos, que serão votadas em 2018. Sabe-se que a prefeitura pretende enviar à Câmara de Vereador projeto de lei no sentido de reformular uma série de benefícios aos funcionários. Por exemplo, os anuênios, que passariam a ser triênios, ou algo que o valha. O entendimento é de que o crescimento vegetativo da folha, reforçado pelos reajustes anuais, é que tem causado o gasto excessivo com os pagamentos.

Aposentados
Outra frente de trabalho da administração para o ano que vem será voltada aos servidores com idade para aposentadoria. Com os anuênios, prêmios e outros dispositivos previstos no Plano de Cargos e Salários, de 2009, esses funcionários têm altas remunerações. A ideia é criar um plano de demissão incentivada, para que essas pessoas abram mão do cargo, e, assim, a administração possa contratar outros profissionais, por salários mais baixos.

Batalha
Ao colocar o dedo nos salários do funcionalismo – na média, maiores do que os da iniciativa privada -, a Prefeitura de Brusque colocará a mão num vespeiro. A classe dos servidores públicos é uma das mais organizadas e corporativistas que existe no país, seja em qualquer esfera. A administração terá de se preparar para uma briga ferrenha. Neste ano, já houve reações virulentas de funcionários que perderam benefícios a que não tinha direito por lei, mas de que usufruíam.


Internet para todos
O prefeito de Botuverá, José Luiz Colombi, o Nene, esteve em Florianópolis, nesta segunda-feira, 11, para reunião com ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e com o governador Raimundo Colombo. Na oportunidade, Nene representou os 14 municípios da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), da qual é presidente. Ele conheceu o programa Internet para Todos, que, segundo o ministro, levará conexão a 40 mil pontos do país sem internet. Santa Catarina será o primeiro estado a participar.

Atendimento saúde
O Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Brusque informa que os pacientes portadores de HIV/Aids, Hepatite B e C, tuberculose e hanseníase tem até o dia 20 de dezembro para buscar a medicação para continuar o tratamento. A partir do dia 21 de dezembro, o órgão entra em férias coletivas e a distribuição dos medicamentos será paralisada. O SAE está localizado na rua Pastor Sandresky, 50, no Centro.

Novo endereço
O Observatório Social de Brusque (OSBr) informa que encerra suas atividades do ano, na próxima sexta-feira, 15. Os trabalhos serão retomados a partir do dia 8 de janeiro, entretanto em novo endereço. A sede do OSBr será na sala 1004, 10º andar do Shopping Gracher, na avenida Cônsul Carlos Renaux, nº 56, no Centro de Brusque.

Grupia
O Grupo de Proteção da Infância e Adolescência (Grupia) realiza nesta quinta-feira, 14, às 9h, no auditório do Centro Empresarial de Brusque (Cescb), a sua reunião mensal. Na pauta, está a avaliação do V Natal de Amor e Fé, realizado no começo do mês na igreja do bairro Santa Luzia. Também estará na ordem do dia a outorga do título de Amigo da Família ao professor e mestre Sergio Sebold e ao professor e doutor José Francisco dos Santos, ambos colunistas de O Município.


Efetivo policial
Formam-se hoje, na capital, 404 soldados da Polícia Militar. Ele são das cidades de Florianópolis, Tubarão, Balneário Camboriú e Itajaí. Os PMs irão atuar em serviços operacionais e Operação Veraneio. Depois, eles devem se juntar aos batalhão para onde forem designados. As autoridades locais aguardam com ansiedade para saber quantos virão para Brusque, historicamente preterida pelo governo estadual quando o assunto é segurança pública.


 

Turismo
A Azul Linhas Aéreas começou nesta semana a operar a nova rota entre Navegantes e Buenos Aires, na Argentina. O voo inaugural deixou o aeroporto às 14h de segunda-feira, 11, e chegou à capital argentina uma hora e meia depois. Por enquanto, as operações entre as cidades serão diárias. Mas devem passar a quatro frequências semanais a partir de 18 de fevereiro.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio