Prefeitura de Brusque emite nota oficial sobre comemoração dos dias dos pais e mães nas escolas

Assunto foi levantado pelo vereador Dejair Machado em sessão da Câmara

Prefeitura de Brusque emite nota oficial sobre comemoração dos dias dos pais e mães nas escolas

Assunto foi levantado pelo vereador Dejair Machado em sessão da Câmara

A Prefeitura de Brusque emitiu nota oficial na tarde desta quinta-feira, 13 de junho, para esclarecer o que considera “boatos que estão tomando corpo no município”, sobre as comemorações e festividades relacionadas ao Dia das Mães e dos Pais, nas escolas da rede municipal de ensino. Nas palavras do prefeito Paulo Eccel, as afirmações que foram feitas pelo vereador Dejair Machado na Câmara Municipal, estão incorretas. “O Dia da Família para que homenagens sejam feitas existe, e não há a exclusão das datas dedicadas ao Dia dos Pais e Dia das Mães”. 
Ainda segundo a nota, a Secretaria de Educação de Brusque, durante o desenvolvimento das Diretrizes Curriculares Municipais, em 2012, identificou que pais e mães que deixam seus filhos em creches estão impedidos de participar de atividades festivas durante o horário letivo. A solução sugerida pela secretaria, então, foi que as direções das unidades escolares realizassem uma consulta de opinião para determinar o melhor horário para realização das comemorações. 
Confira a nota oficial na íntegra:

“Em respeito à população brusquense, a Prefeitura de Brusque se manifesta para esclarecer os boatos que estão tomando corpo no município, sobre as comemorações e festividades relacionadas a datas comemorativas, como Dia das Mães e dos Pais, nas escolas da Rede Municipal de Ensino.
 
Nossas diretrizes privilegiam a inclusão, e o próprio prefeito Paulo Eccel é um grande incentivador da família cada vez mais presente e próxima da escola, para ajudar a construir juntos o nosso principal ator social, que é a criança. Nas palavras do prefeito “as afirmações que foram feitas por um vereador de oposição na Câmara Municipal, estão incorretas. O Dia da Família para que homenagens sejam feitas existe e não há a exclusão das datas dedicadas ao Dia dos Pais e Dia das Mães”.
 
Consolidamos que NUNCA houve nenhum tipo de proibição, decreto, portaria ou qualquer tipo de coação nas escolas da Rede Municipal em relação às comemorações nestes recintos.
 
Vale salientar que em 2012, quando a Secretaria de Educação desenvolveu as Diretrizes Curriculares Municipais, com todos os professores, a questão das rotinas escolares foi exaustivamente debatida. Concluiu-se, obviamente, que se pais e mães deixam as crianças nas creches é por motivos que os impedem de estar com seus filhos nestes horários, da mesma forma, impede que os mesmos possam participar de atividades festivas durante o horário letivo.

Além disso, os entes familiares que podem participar são minoria o que desenvolve um sentimento de constrangimento às demais crianças, pois os seus responsáveis não podem comparecer. Esse sentimento é combatido diariamente nas escolas municipais, onde se trabalha a auto-estima das crianças.

Para estabelecer uma solução plausível para atender a questão, a estratégia adotada pela Secretaria de Educação foi orientar as escolas para que realizassem uma consulta de opinião com as famílias, afim de detectar o melhor horário para a realização das comemorações e, dessa maneira, cada unidade escolar estabeleceria datas e horários adequados conforme a realidade local detectada na consulta.
 
Para finalizar, sugerimos que o Sr. Paulo Vendelino Kons, se retrate publicamente junto aos meios de comunicação e à população brusquense, pelas acusações infundadas dirigidas a servidores públicos municipais.
 
Prefeitura Municipal de Brusque”
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio