Conteúdo exclusivo para assinantes

Prefeitura de Brusque retoma corte de vegetação da avenida Beira Rio

Secretaria de Obras afirma que o objetivo é deixar o canal extravasor sem barreiras para passagem da água

Prefeitura de Brusque retoma corte de vegetação da avenida Beira Rio

Secretaria de Obras afirma que o objetivo é deixar o canal extravasor sem barreiras para passagem da água

Motoristas, ciclistas e pedestres que passam diariamente pela avenida Arno Carlos Gracher, a Beira Rio, notaram que, desde semana passada, a Prefeitura de Brusque está cortando árvores.

A ação chamou a atenção da população, e esses questionamentos chegaram ao O Município

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) informa que existe um decreto de utilidade pública do canal extravasor, que é, de fato, as duas avenidas Beira Rio. Com isso, a prefeitura tem autorização para efetuar a limpeza da vegetação, mesmo em Área de Preservação Permanente (APP).

“O canal extravasor não é para ter rugosidade [obstáculos]”, afirma o superintendente da Fundema, Cristiano Olinger. Segundo ele, para ser efetivo, o canal não pode ter muitos obstáculos para o escoamento da água em períodos de cheias.

O secretário de Obras, Ricardo de Souza, diz que o corte de árvores continuará por mais alguns dias. Os “pés de chorão”, como são conhecidas algumas árvores, serão retirados.

Para o secretário, a limpeza é uma maneira de fazer o dinheiro investido na obra do canal valer a pena. Manter as margens do rio Itajaí-Mirim assoreadas tira a eficácia do canal extravasor, na avaliação de Souza.

Segundo o secretário, o trecho mais alto da Beira Rio não será limpo neste momento. O motivo é que a água só alcança essa altura em enchentes muito grandes, o que é raro.

O corte da vegetação nas duas avenidas não é novidade, embora de vez em quando seja motivo de polêmica e de questionamentos. Em março, O Município noticiou a limpeza da Bepe Roza, a margem direita da Beira Rio.

Confome o secretário de Obras, a pasta realizará a limpeza do canal sempre que necessário, de forma contínua, para não deixar acumular.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio