Prefeitura de Brusque lança projeto para interligar órgãos públicos com rede de fibra óptica

Administração buscará recursos por meio de financiamento bancário

Prefeitura de Brusque lança projeto para interligar órgãos públicos com rede de fibra óptica

Administração buscará recursos por meio de financiamento bancário

A Prefeitura de Brusque lançou, nesta segunda-feira, 20, o “Medusa Digital”. O projeto consiste na conexão de todos os prédios públicos nos bairros da cidade por meio de uma rede internet de fibra óptica.

O lançamento do projeto ocorreu com a presença do prefeito Jonas Paegle e do vice-prefeito Ari Vequi. O secretário de Governo e Gestão Estratégica, William Molina, também participou e explicou a iniciativa, já que foi a sua pasta e a diretoria de Tecnologia da Informação que a criaram.

De acordo com Molina, a intenção é levar a fibra óptica a todos os cantos da cidade. Hoje, ainda existe dificuldade em alguns bairros. A rede deverá interligar postos de saúde, escolas e outros prédios públicos.

“Ainda não temos o orçamento exato, mas estimamos em R$ 3 milhões”, explica o secretário de Governo. A prefeitura não tem, neste momento, verba para este fim, por isso tentará um empréstimo.

O município buscará o dinheiro com a Caixa Econômica, que tem uma linha de crédito chamada de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) com recursos que podem ser usados para esse objetivo.

Ainda não há uma data certa para o início da implantação do projeto, tampouco para o término. A prefeitura trabalha, neste momento, na elaboração do termo de referência para a licitação.

Constarão no termo os detalhes técnicos, como tipo de cabos e outros aspectos técnicos. Esse documento dará condição para fazer o edital para a contratação da empresa que executará a obra.

Molina afirma que a perspectiva otimista dita que o projeto poderá ser implementado em cerca de oito meses, após a licitação. “Até o final dessa gestão, deve estar implantado”, declara o secretário.

Projeto significa melhoria nos serviços públicos, diz Molina

O “Medusa Digital” é a primeira etapa de um projeto maior – o Brusque Digital: Cidade Inteligente e do Conhecimento. Nesta fase, ele consiste na interligação dos prédios públicos com a fibra óptica.

O secretário de Governo e Gestão Estratégica diz que a iniciativa significa uma melhoria em todos os serviços e um salto na qualidade da administração pública. O principal benefício será na interligação das escolas municipais.

“Nós poderemos implantar novas metodologias com o uso de tecnologias”, afirma Molina. Ele considera que o processo de ensino terá uma revolução com a internet de fibra implantada.

O secretário de Governo diz que o serviço de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) deverá melhorar. “Hoje, ainda temos muito papel, uma dinâmica antiga”, comenta.

Com internet rápida e confiável, a tendência é que a burocracia de papel seja substituída por processos digitais por meio dos computadores, de acordo com o secretário.

O funcionamento da máquina pública deverá ser modificado quando a rede estiver implantada. A informatização será acelerada, já que a internet dará condições para isso ocorrer.

Molina diz que, no futuro, quando a rede estiver em total funcionamento, será um instrumento de desenvolvimento econômico. A prefeitura poderá ofertar acesso à internet de fibra a empreendedores no início de seu negócio.

O secretário diz que seria uma iniciativa como se fosse uma incubadora. A prefeitura dá o acesso à internet mediante cadastro prévio e por tempo determinado, até que o empresário possa caminhar sozinho.

O impacto do programa na cidade tende a ir além do funcionamento interno das repartições públicas. Molina diz que essa rede será importante até mesmo para a segurança pública, com a transmissão de dados e imagens de câmeras de segurança.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo