Prefeitura de Brusque planeja recapear 27 ruas nos próximos três anos

Serviço será executado com recursos próprios; ao todo, serão repavimentados 39 km

Prefeitura de Brusque planeja recapear 27 ruas nos próximos três anos

Serviço será executado com recursos próprios; ao todo, serão repavimentados 39 km

Está em fase final o processo licitatório que contratará a empresa que executará o programa de repavimentação de algumas ruas de Brusque nos próximos anos. A ideia da prefeitura é que no mês de outubro, as primeiras ruas escolhidas já comecem a ser recapeadas.

Foram selecionadas 27 vias em várias regiões da cidade para receberem uma nova camada asfáltica. Ao todo, serão 39 km de ruas repavimentadas ao fim do programa. “São ruas que sofreram um desgaste natural com o tempo e que só o tapa-buraco não resolve mais, por isso, vão receber um novo asfalto”, explica a diretora do Departamento Geral de Infraestrutura (DGI), Andrea Volkmann.

Das 27 ruas escolhidas pela prefeitura, oito ainda são de paralelepípedo, e estão localizadas, sobretudo, na área central. Nestes casos, o asfalto será aplicado em cima dos paralelepípedos.

O vice-prefeito Ari Vequi explica que todo o asfalto que será utilizado para recapear as ruas será fabricado pela usina municipal de asfalto. A prefeitura só está licitando a empresa que vai fazer a aplicação nas ruas selecionadas. “Optamos por esta modalidade para podermos utilizar a nossa usina. Compraremos o concreto betuminoso usinado a quente para a produção do asfalto e vamos entregar o material para a empresa fazer somente a aplicação”.

Vequi diz que a intenção da prefeitura é fazer o recapeamento das ruas ao longo dos próximos três anos de mandato, já que todo o trabalho será realizado com recursos próprios, provenientes, principalmente, da arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

“Para fazer a repavimentação de ruas não temos linhas de financiamento, por isso, vamos usar os recursos da população, principalmente o IPTU e, dependendo da arrecadação, também poderemos usar os recursos do Refis [refinanciamento de dívidas dos contribuintes]. A ideia é fazer o recapeamento até o fim do mandato”.

O vice-prefeito ressalta, entretanto, que ainda não há uma ordem das ruas que serão recapeadas, já que isso só será feito depois que a prefeitura conhecer a empresa vencedora da licitação. “Conforme a arrecadação dos impostos, vamos lançando a programação e a população ficará sabendo”, diz.

Ruas que serão repavimentadas

Aplicação de asfalto sobre paralelepípedo
Rua Pastor Sandrescky
Rua Humberto Matiolli
Rua Carlos Appel
Rua Sebastião Belli
Rua Melchior Heil
Rua Vereador Guilherme Niebuhr
Rua Gustavo Krieger
Rua Vitor Meirelles

Aplicação de asfalto sobre pavimentação asfáltica
Rua Luiz Gonzaga Werner
Rua Otto Renaux – Centro
Rua Otto Renaux – São Luiz
Avenida Primeiro de Maio – Beneficente até Fábrica Renaux
Rua Florianópolis – Fábrica Renaux até o trevo da Águas Claras
Rua Gustavo Schlösser
Rua Pedro Werner
Avenida Hugo Schlösser
Avenida Dom Joaquim
Rua General Osório – até açougue Montibeller
Rua Guilherme Steffen
Avenida Getúlio Vargas
Rua Luiz Morelli
Travessa Cedrinho Zantão
Rua São Pedro
Rua Alberto Muller
Rua Abraão de Souza e Silva (estrada da fazenda)
Estrada da Varginha
Travessa Dom Joaquim

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio