Prefeitura de Brusque retoma atendimento em dois turnos fora da sede administrativa

Órgãos que funcionam de forma separada, como o Samae e a Fundação Cultural, passam a atender em dois turnos

Desde o início da semana passada, a Prefeitura de Brusque reformulou o horário de atendimento de parte de seus órgãos. Tudo o que não funciona no imóvel da sede administrativa, em frente à praça Sesquicentenário, passa a atender das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Com isso, órgãos que até então atendiam somente das 12h às 18h, como o Samae, a Fundação Cultural, a Fundema e o Zoobotânico, passam a atuar em dois turnos. Na sede da prefeitura, contudo, o atendimento em turno único está mantido, por tempo indeterminado.

A exceção a esses horários é a Secretaria de Obras, a qual, devido à natureza dos serviços, realizados ao ar livre, possui horário de atuação dos funcionários das 7h às 13h.

O governo justificou a medida com base em dois argumentos: houve diversas cobranças da população e entidades em relação ao aumento do horário de atendimento; e também não foi constatada economia relevante de recursos, com a redução do horário, fora da sede administrativa.

Sobre o primeiro, o secretário de Governo e Gestão Estratégica, William Molina, explica que a prefeitura recebeu ofícios da Câmara de Vereadores e de entidades representativas da sociedade, na qual se pugnava pela volta do atendimento dois turnos.

A partir disso, ele explica, o governo iniciou uma análise para ver se compensaria ou não expandir o horário de atendimento.

“Concluímos que, apesar de todos [os setores] gerarem diminuição nos custos com atendimento em seis horas, isso não é representativo nos setores externos”, afirma o secretário.

Segundo ele, a economia gerada com o turno de seis horas só é relevante na sede administrativa, onde há o maior consumo de energia elétrica, água, telefone e outros materiais.

Manter a prefeitura aberta o dia todo, porém, ainda encontra resistência no governo. Molina diz que os números apurados pelo governo revelam que a demanda de atendimentos pela manhã só passa a ser significativa entre 10h e 11h.

Ainda conforme o secretário, parte do público atendido na prefeitura procura vir um pouco mais tarde para aproveitar também o horário de atendimento do fórum, que inicia ao meio dia.

Ele explica que o governo está fazendo um levantamento, que será finalizado em março, após o horário de verão, para apurar os reais custos e a eventual economia gerada de acordo com a quantidade de horas de atendimento.

Os números, afirma Molina, determinarão se os horários continuarão como estão ou se haverá nova mudança em março de 2018.

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,