Prefeitura de Guabiruba estima plantar mais 2,4 mil mudas no Centro e nos bairros

Município tem política de arborização urbana em andamento

Prefeitura de Guabiruba estima plantar mais 2,4 mil mudas no Centro e nos bairros

Município tem política de arborização urbana em andamento

Guabiruba tem uma iniciativa de arborização urbana no que se refere às ruas que passam por revitalização. O município tem avançado na questão, apesar de não contar com uma legislação municipal sobre o assunto e dos casos de vandalismo.

A secretária de Meio Ambiente, Bruna Eli Ebele, explica que a prefeitura busca promover a arborização quando alguma rua passa por revitalização. Isso aconteceu, por exemplo, na rua São Pedro. Entretanto, um ponto fundamental a ser observado é que a arborização só é feita quando a calçada tem, pelo menos, 1,8 metro de largura.

Segundo a Secretaria de Planejamento Urbano e Infraestrutura, o município já plantou 450 mudas de extremosas das cores rosa, branca e roxa. “A extremosa é uma árvore específica para as calçadas, para arborização urbana. Fazemos a poda dela com frequência porque com a fiação aérea tem que cuidar”, diz Bruna.

A prefeitura anunciou, em julho último, um novo pacote de pavimentações, nas ruas Antônio Fischer, Expedicionário Aroldo Baron, Otávio Ebel, Cristina Fuckner, Alberto Gums e José Schirmer. No fim de 2018, a prefeitura também divulgou que buscaria recursos para outras ruas, já com asfalto, mas em mau estado de conservação.

A secretária de Meio Ambiente diz que a prefeitura estima plantar mais 2,4 mil mudas de árvores nas revitalizações das vias nos bairros Aymoré, Guabiruba Sul, Lageado Baixo e Centro.

Dezessete árvores foram vandalizadas no Guabiruba Sul, em janeiro | Foto: Prefeitura de Guabiruba/Divulgação

Vandalismo

Um dos problemas enfrentados pela Prefeitura de Guabiruba é o vandalismo. Um caso recente aconteceu em 19 de janeiro deste ano, quando 17 árvores foram derrubadas na rua Guabiruba Sul.

Recentemente, também teve outro caso de árvores vandalizadas, mas desta vez em menor proporção, duas no Centro da cidade. 

A secretária do Meio Ambiente afirma que foram apenas esses casos. No bairro Guabiruba Sul, as mudas não foram totalmente destruídas e cresceram de novo, ainda assim, gera custo ao município, pois os funcionários têm de se deslocar só para esse fim.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo