Prefeitura descobre que duas ruas de Brusque têm o mesmo nome

Augusto Kohler, agricultor falecido em 1960, nomeia vias no Azambuja e no Souza Cruz

Prefeitura descobre que duas ruas de Brusque têm o mesmo nome

Augusto Kohler, agricultor falecido em 1960, nomeia vias no Azambuja e no Souza Cruz

A Prefeitura de Brusque descobriu que duas ruas do município têm o mesmo nome. Tratam-se das ruas Augusto Kohler, que ficam no bairro Azambuja e Souza Cruz. O erro, descoberto durante o trabalho de geoprocessamento feito pelo governo, terá que ser corrigido, pois tem causado problemas aos moradores das duas vias.

De acordo com ofício enviado pela prefeitura à Câmara de Vereadores, durante o trabalho de organização do cadastro das vias, verificou-se que a primeira rua foi denominada em 1964 e a segunda em 2014, meio século depois.

A mais antiga está localizada totalmente no bairro Azambuja, e a mais recente tem trecho no Azambuja e trecho no Souza Cruz.

Conforme o ofício enviado pela prefeitura, presume-se se tratar da mesma pessoa, e não somente um homônimo, como se acreditava quando a segunda rua foi denominada, inclusive porque as vias estão bem próximas uma da outra.

A prefeitura solicitou, então, que sejam tomadas providências para solucionar o equívoco. Mencionou que tem ocorrido prejuízos por causa da confusão no endereço dos moradores, assim como a disponibilização de serviços públicos para os locais.

“Os fatos já foram apontados como impasse administrativo no atendimento ao cidadão nos setores da Fazenda e do Planejamento desta administração municipal”, informam o arquiteto e urbanista da prefeitura, Ricardo Laube Moritz, e o diretor do geoprocessamento, Luís Mattioli, que assinam o ofício.

Os nomes de ruas em Brusque são determinados por projetos de lei apresentados por vereadores, após o cumprimento de requisitos. O nome da via é indicado pela comunidade, que precisa assinar um documento concordando com a escolha.

Como o erro será corrigido

De acordo com o diretor-geral da Câmara de Brusque, Jeferson Silveira, o poder Legislativo adota um procedimento de conferência de todos os nomes de ruas já existentes, quando uma nova é nomeada, para verificar a existência de duplicidades.

No caso da rua Augusto Kohler, ele informa que o mesmo procedimento foi feito, e que foi identificado que o nome já existia. Entretanto, a Câmara solicitou informações à prefeitura e foi informada de que se tratava de um homônimo, mas não era a mesma pessoa, explicação que foi acatada, à época.

Ele afirma que ainda está em estudo o que fazer para correção do problema, mas a saída mais provável é a revogação da lei que deu o nome à segunda rua. Com a revogação, a rua volta a se chamar SC-012 e posteriormente pode ganhar outro nome, por um projeto de lei adequado.

Quem foi Augusto Kohler

O homem homenageado com a nomenclatura de duas ruas de Brusque nasceu em 28 de abril de 1888 e faleceu em 28 de novembro de 1960. Filho de João Martim e Margarida Kohler, ambos nascidos na Alemanha, casou-se com Anna Groh e foi pai de dez filhos. Sempre trabalhou na agricultura.

De acordo com os registros na Câmara Municipal, Augusto criava vacas de leite e vendia seus derivados para as pessoas da região. Plantava milho, aipim, batata, feijão e capim, para o sustento do gado. Criava também porcos e galinhas. O agricultor nasceu e faleceu morando sempre no mesmo lugar.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio