Prefeitura elabora projeto de revitalização da praça Barão de Schneeburg

Estudo está sendo feito em parceria com proprietários de imóveis dos arredores, CDL e Acibr

Prefeitura elabora projeto de revitalização da praça Barão de Schneeburg

Estudo está sendo feito em parceria com proprietários de imóveis dos arredores, CDL e Acibr

A praça Barão de Schneeburg, no Centro de Brusque, passará por revitalização nos próximos meses. O projeto está sendo realizado pelo Departamento Geral de Infraestrutura (DGI), em parceria com entidades do município, e deve ser entregue até o fim de julho.

Serão investidos mais de R$ 250 mil com recursos federais e próprios, para o resgate do paisagismo, implantação de um posto policial, ampliação dos passeios, além da mudança no layout do local.

O primeiro passo foi a demolição do prédio da antiga Banca Jardim neste domingo, 9, sem aviso prévio. Nos próximos dias, a Secretaria de Obras estará no local para a poda preventiva das figueiras, execução da repavimentação dos pavers e a implantação de nova iluminação pública.

O secretário de Governo e Gestão Estratégica da Prefeitura de Brusque, William Molina, afirma que o objetivo é transformar a praça em um espaço para que as famílias possam se sentir à vontade, sem contratempos.

Além do DGI, proprietários de imóveis dos arredores da praça e representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Empresarial de Brusque (Acibr) têm colaborado com o estudo.

Molina garante, no entanto, que o projeto não permitirá que sejam feitas construções com fim comercial, como restaurante ou bancas de revistas, já que o objetivo é que o espaço seja para o convívio social e o mais arborizado possível.

O secretário afirma que ações como as realizadas pela CDL, Acibr e outras entidades, que envolvem a Associação de Artesões de Brusque, continuarão sendo fomentadas.

O secretário destaca que um dos motivos para a revitalização, além da manutenção da praça, foram as constantes reclamações referentes aos moradores de rua. Segundo ele, eles acabam incomodando, já que urinam no local e fazem barulho.

“O projeto está em análise, mas em agosto, setembro, deve começar a ser executado. É uma revitalização para a comunidade feita pela comunidade”.

A diretora do DGI, Andréa Volkmann destaca que a revitalização é um processo lento, que deverá acontecer em etapas. “Queremos tornar a praça um espaço seguro, aconchegante, onde as pessoas possam passar os dias em família. Principalmente a praça Barão de Schneeburg, historicamente tão importante para o município”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio