Prefeitura já arrecadou mais de 1,8 milhão referentes ao IPTU

Até agora, 99% dos boletos pagos foram quitados em cota única pelo contribuinte

Prefeitura já arrecadou mais de 1,8 milhão referentes ao IPTU

Até agora, 99% dos boletos pagos foram quitados em cota única pelo contribuinte

Levantamento da Secretaria da Fazenda aponta que, até o dia 21 de fevereiro, já foram pagos 5,5 mil boletos referentes ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), somando R$ 1.822.934,04 arrecadados. Destes, 99% foram quitados em cota única, e o 1% restante optou por dividir o pagamento em três parcelas. Com o pagamento à vista, o contribuinte recebe desconto de 15% e, na modalidade parcelada, 10%.

A diretora da Secretaria da Fazenda, Nadine Machado Dirschnabel, afirma que ainda não é possível fazer uma comparação dos dados de arrecadação de 2018 com os do ano passado, visto que o maior volume de pagamento é no dia do vencimento (9 de março).

Este é o primeiro ano em que a prefeitura não disponibilizou a impressão dos carnês. “A gente percebia o aumento de emissão de boletos pelo modo online. Ano passado, a gente tinha cerca de 50 mil carnês impressos na gráfica, e 60% foram incinerados, pois o pessoal não foi retirar”, informa Nadine.

“O crescimento da emissão online de boletos foi grande, em relação à 2016. E, em 2017, foram quase 22 mil boletos impressos pelo sistema digital”, diz a diretora. Este ano, até o dia 21 de fevereiro, foram impressos 32 mil boletos pelo site.

Mesmo com a mudança na impressão dos carnês, Nadine afirma que a prefeitura não recebeu reclamações por parte da população quanto ao sistema digital e a impressão dos boletos.

“O sistema digital foi bem aceito pela população, e a adesão está dentro da expectativa. Mas ressalto que o posto de atendimento é para aqueles que não tem como imprimir o boleto. O mesmo boleto que está sendo impresso no posto é o que se imprime em casa.”

Auxílio na emissão de boletos
Aqueles que não possuem acesso à internet, impressora ou encontram dificuldade para imprimir os boletos podem recorrer ao posto de atendimento da prefeitura, onde há auxílio para o uso do sistema e para a impressão. Há também computadores disponíveis para quem sabe manusear o sistema.

Para facilitar o atendimento, Nadine recomenda que o cidadão leve consigo o carnê ou boleto de pagamento do IPTU de 2017, CPF, Cadastro Imobiliário ou Inscrição Imobiliária do Imóvel. O posto estará disponível até o dia 8 de março, no Anfiteatro da Unifebe, próximo à subida do Samae, e funciona das 9h às 17h.

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