Presépio de três metros de altura dedicado à Maria é montado na Igreja Matriz de Guabiruba

Aproveitando o Ano Mariano, ideia é retratar as passagens importantes da Mãe de Jesus na história da Bíblia

Presépio de três metros de altura dedicado à Maria é montado na Igreja Matriz de Guabiruba

Aproveitando o Ano Mariano, ideia é retratar as passagens importantes da Mãe de Jesus na história da Bíblia

Há três anos, o Conselho Pastoral de Comunidade (CPC) da igreja matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Guabiruba, se dedica à montagem do presépio temático.

Desta vez, aproveitando que 2017 é o Ano Mariano para a igreja no Brasil, que comemora os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, o presépio da matriz de Guabiruba é dedicado a Maria.

O coordenador do CPC, Maicon Schaeffer, destaca que a ideia de fazer o presépio em homenagem à mãe de Jesus, surgiu ainda no ano passado. De lá para cá, os integrantes do grupo passaram por um período de estudo sobre o tema e, a partir de março, iniciou a confecção das peças que compõem o presépio, todas feitas de biscuit.

Em julho, o grupo começou a montagem dos 12 cenários que fazem parte do presépio. A ideia do CPC é retratar a presença de Maria na história da Bíblia, começando com ela ainda criança, ao lado dos pais, Joaquim e Ana, até a sua participação em Pentecostes, com Jesus já ressuscitado.

“Representamos o momento que José foi escolhido para ser seu esposo, a anunciação do anjo, a visita de Maria a Isabel, a sua presença na crucificação e depois de Jesus já ressuscitado. As cenas não seguem uma ordem cronológica, já que a última cena será o nascimento de Jesus, que é o Natal”, explica.

O presépio tem três metros de altura por quatro de largura e quatro de comprimento e está montado no altar da matriz. A lado, também foi montado um pinheiro natural de seis metros de altura, decorado à moda antiga, com bolas e luzes de lâmpadas.

Como é tradição, o presépio é montado aos poucos. A cada dois dias, os personagens de uma nova cena são colocados no presépio e na missa das 6h, o padre faz a motivação em cima desses personagens. O presépio só será concluído no dia 6 de janeiro, dia de Reis, quando haverá a entrada dos três reis magos.

“Durante o advento o presépio é montado. São 22 missas e 11 cenas serão montadas. A 12ª cena é o nascimento de Jesus. Está é a única que já está toda completa. As outras vão sendo montadas a cada dois dias”, diz.

Além das cenas relacionadas à Maria, ao redor da montanha onde se formou o presépio, o grupo buscou retratar o cotidiano daquela época com animais e até comércio de vasos e produtos de vimes representados. “Nos inspiramos na Sociedade Belenista, que traz imagens que retratam a cena de Belém naquela época”.

Visitação
O presépio está aberto à visitação durante o dia, a partir das 6 horas. Neste horário, diariamente, é realizada a missa, assim como às 18h. “A igreja fica aberta para que a população possa viver um pouco deste espírito e conhecer o presépio”, destaca.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio