Preso é encontrado morto na UPA

Ricardo Rodrigo Almeida, 20 anos, estava preso por um assalto cometido em setembro

Preso é encontrado morto na UPA

Ricardo Rodrigo Almeida, 20 anos, estava preso por um assalto cometido em setembro

Ricardo Rodrigo Almeida, 20 anos, foi encontrado morto dentro de uma cela na Unidade Prisional Avançada (UPA) de Brusque no domingo, 19, à noite. Ele estava preso por um roubo cometido em setembro. De acordo com a perita do Instituo Médio Legal (IML), Danielle Lavigne, a provável causa da morte é suicídio.
“Ele usou o cordão do colchão para se matar. Antes disso, ele rasgou o uniforme para tentar o suicídio, mas não conseguiu. Pericialmente, tudo indica para suicídio. Não encontrei qualquer sinal de participação de mais uma pessoa”, explica Danielle.

O diretor da UPA, Giovane Bleichuvel, afirma que Almeida foi encontrado morto na hora da revista noturna de domingo. Almeida, conta Bleichuvel, estava isolado dos demais presos por que “não tinha mais convívio”. Isso significa que os outros presos não aceitavam mais que ele ficasse na mesma sala que ele. O motivo para que os outros internos não aceitassem que Almeida convivesse com eles eram surtos depressivos que ele tinha.
O diretor diz que Almeida tinha um problema na perna e estava mal há alguns dias. “No sábado, o rapaz tinha ido ao médico e já tínhamos acertado que ele voltaria ao médico na segunda também, mas resolveu cometer essa tragédia”.
Uma investigação sobre a morte foi aberta na corregedoria do Departamento de Administração Prisional (Deap) e uma outra pela Polícia Civil.

Relembre o caso
Ricardo Rodrigo Almeida, 20 anos, havia sido preso junto com um adolescente de 15 anos no dia 8 de setembro. Os dois assaltaram um casal que chegava em casa logo após às 17h na rua Francisco Heil, bairro Santa Terezinha. De acordo com a PM, eles abordaram as vítimas armados e levaram uma bolsa com dinheiro e documentos.
Em seguida eles fugiram em direção à Itajaí em uma moto Honda 125, de São Bento do Sul. Neste meio tempo, uma das vítimas acionou a PM, que começou a fazer buscas pela cidade. Uma guarnição avistou os dois suspeitos na rodovia Antônio Heil e iniciou uma perseguição. Acuados, Almeida e o adolescente chegaram a atirar na viatura que os perseguia, e ainda conseguiram furar uma barreira. Já no bairro Limoeiro, eles caíram de moto e foram rendidos pelos policiais. O veículo usado para o assalto tem registro de furto e os dois foram levados para a delegacia, junto com uma garrucha que foi apreendida com eles

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio