Não foi apenas a disputa pelo pódio que estava quente. Na tarde de sábado, 13 de julho, os atletas se submeteram ao sol forte e ao calor de 25 ºC para a primeira etapa do Campeonato Catarinense de Duathlon, que superou as expectativas e bateu recorde de inscrições. A competição teve largada em frente ao Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imohf, às 14h, em Brusque.
Foi a quinta prova de duatlo realizada na cidade. Válida pelo estadual da modalidade, a prova atraiu 181 inscritos, entre as categorias infantil, adulto, nos naipes masculino e feminino e revezamento. A competição foi uma parceria entre a Fundação de Triathlon de Santa Catarina (Fetrisc) com a Atribrusque. Quem também apoiou o evento foi a Fundação Municipal de Esportes.
Um dos membros da diretoria da Atribrusque, Charles Albani Dadam, comentou sobre o recorde no número de participantes. “Tínhamos um número aproximado de 80 participantes nas etapas anteriores. É uma surpresa. Com o número maior de inscritos, a responsabilidade aumenta. Mas, isso é o resultado do que a gente tem feito nesses anos de organização de competições”, comemora Dadam.
Ao final da prova, a organização do evento trouxe uma novidade para a etapa. Foi ofertado aos atletas um pouco da culinária local para que se sentissem em casa. Além de água, refrigerantes e café, um banquete de cucas estava à disposição para a degustação. “É uma maneira de compensá-los por todo o esforço feito na prova”, acrescenta Dadam.
A próxima etapa do estadual de duatlo será em Pedra Branca, Palhoça, na Grande Florianópolis, em 10 de agosto.
Largada
A categoria Infantil, de 10 a 13 anos, foi a primeira a dar a largada, às 14 horas. O número de inscritos foi de 13 atletas. Quem alcançou o lugar mais alto do pódio, foi Nathan Andrade Wanroski, de Itajaí. O atleta da categoria 12 – 13 anos compete há um ano e falou sobre sua tática. “Na primeira corrida eu fui e voltei forte. Na bike, tentei manter o mesmo ritmo e, na última corrida, fiz o que pude. Tirei distância e não deixei ninguém se aproximar”. Na mesma faixa de idade, Vitória de Camargo Martins e Sofia Kotelak Nascimento fizeram dobradinha para Itajaí, chegando em primeiro e segundo lugares, respectivamente.
Adulto
A prova adulta iniciou logo após o encerramento da infantil, às 14h53. Os homens largaram na frente. O feminino e revezamento, dois minutos depois. O percurso para a categoria adulta foi de 27,5 quilômetros, sendo 7,5 de corrida e 20 de ciclismo.
A disputa da categoria Elite masculina foi acirrada. Cleverson Luis Del Secchi, atleta de São José dos Pinhas, Paraná, liderou a primeira etapa de corrida e foi o primeiro a entrar na área de transição, trocando os tênis de corrida pela sapatilha da bike. Na sequência, chegaram Matheus Ghiggi dos Santos, de Balneário Camboriú, e Chico Ferreira, de Minas Gerais, mas que compete por Balneário Camboriú.
Del Secchi não conseguiu manter o ritmo no ciclismo e foi ultrapassado por Santos e Ferreiro, virando para a última parte da corrida em terceiro lugar. Ao fim da prova, com o tempo de 56min5s, Ferreira ficou com a primeira colocação. Em segundo lugar, com 56min14s, Santos e Del Secchi na terceira posição com 58min3s.
O atleta paranaense, que competiu pela primeira vez em Brusque, explicou o motivo de perder a liderança da prova. “Na transição da bike, não consegui me acertar na saída. Perdi a primeira posição, mas estou contente com o resultado”.
O vencedor do percurso diz que essa foi uma prova de curta quilometragem, pois é acostumado competir em Ironman (prova extensa de triatlo). A respeito da prova, avaliou sua participação. “Procurei administrar um pouco a primeira corrida, me mantendo entre os três primeiros. Não queria chegar muito cansado para o ciclismo.
Na bike, fiz muita força e conseguimos abrir uma boa distância do grupo que vinha atrás, para ter uma margem para a corrida final, que é a mais difícil”, diz. “Eu fiquei bem satisfeito com o meu resultado, não esperava fazer o ciclismo que eu fiz. Acho que o dia foi bom para mim e tudo deu certo”, acrescenta o atleta.
No feminino, as atletas da Elite também fizeram uma boa prova. Quem levou a melhor foi Priscila da Silva Rocha, competidora de Balneário Camboriú. “Foi uma prova, minha equipe me ajudou bastante. Eu sabia que podia ganhar na corrida, saí para correr bem e consegui ganhar”, avalia a atleta. Atrás dela, Mariana Borges de Andrade e Gisele Bertucci completaram o pódio.
Os atletas de Brusque que se destacaram na competição foram as duplas no revezamento. Tiago Demate e Maicon Willwock alcançaram o primeiro lugar. Os irmãos Joelson e Jairo Cordeiro chegaram na segunda colocação. A dupla de Itajaí, Renan Prado e Jorge Nicolau Meira Filho ficou em terceiro lugar. No masculino, categoria de 40 a 44 anos, José Ribamar Arruda de Almeida e Felipe Eilert dos Santos fizeram dobradinha brusquense no pódio, em primeiro e segundo lugares, respectivamente. Na faixa de 45 a 49 anos, Marcos Alexandre da Silveira, também de Brusque, levou o primeiro lugar.