Primeiro Conselho do Adolescente do Estado é empossado em Brusque

Primeiro Conselho do Adolescente do Estado é empossado em Brusque

O debate sobre políticas públicas que defendam os interesses de jovens brusquenses ganhou um importante reforço na noite desta quarta-feira, 9. As oito delegadas que integram o Conselho do Adolescente foram empossadas e passam agora a auxiliar os trabalhos desenvolvidos pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. A iniciativa marca o início de um trabalho ainda sem precedentes em Santa Catarina e coloca Brusque como município pioneiro na criação de canais de diálogo e manutenção dos direitos da juventude. A solenidade foi realizada no Salão Nobre da Prefeitura de Brusque.

O protagonismo do CMDCA também foi ressaltado pelo prefeito de Brusque, Paulo Eccel, que destacou a importância do ato. “Ter a criança e o adolescente como prioridade absoluta é um dos artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Hoje estamos dando mais um passo nessa direção e certamente este grupo terá muito trabalho pela frente”, avaliou. A partir de agora, o novo Conselho irá promover reuniões mensais para debater propostas e apontar caminhos que tenham como objetivo o bem-estar da juventude.

Para Lohana Duane, 13 anos, a oportunidade de participar da iniciativa é única. A estudante conta que já aprendeu muito com todas as reuniões e espera fazer um excelente trabalho junto das demais delegadas. “Já participamos da Conferência Regional e também da Estadual. Conheci muita gente nova e aprendi bastante”, conta.

A secretária de Assistência Social e Habitação, Tatiani Cervi Nuss, parabenizou o envolvimento das adolescentes. Já o presidente do CMDCA, Dr. Ricardo Vianna Hoffmann, agradeceu o apoio que a Administração Municipal tem dado para efetivar os trabalhos da entidade. A solenidade contou ainda com a presença do vereador Valmir Ludvig, de pais e amigos das novas delegadas e da comunidade em geral.

Conselho
A ideia de criar um grupo específico para tratar de questões que concernem à adolescência surgiu após a realização da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em 2009. De acordo com o consultor do Instituto Pleiade – que presta serviço à Secretaria de Assistência Social e ao CMDCA, Aureo Giunco Junior, esta é uma forma de garantir que os adolescentes tenham espaço para debater sobre seus direitos e encontrem um ambiente seguro para expressar suas opiniões.

Saiba quem integra o Conselho do Adolescente
Ana Paula Farias
Beatriz Alexandrini de Oliveira
Daiane Cristine da Silva
Lohana Duane Iatzac
Maiara Lebrandina da Silva
Milena da Costa Baloni
Suyene Severinol
Tascita Correia Fuzao
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio