Procissão em honra a São Cristóvão reúne centenas de veículos em Guabiruba

Evento é o ponto alto da Festa dos Motoristas do bairro Aymoré

Procissão em honra a São Cristóvão reúne centenas de veículos em Guabiruba

Evento é o ponto alto da Festa dos Motoristas do bairro Aymoré

Em sua 52ª edição, a Festa dos Motoristas do bairro Aymoré reuniu, mais uma vez, um grande número de veículos na manhã deste domingo, 4, para a tradicional procissão e bênção dos carros, ponto alto do evento.

A procissão saiu pouco depois das 8h do ponto de concentração, em frente à igreja matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Centro, em Guabiruba, em direção a paróquia São Cristóvão, no bairro Aymoré.

Neste ano, o caminhoneiro Antônio Marcos Silva Oliveira, 32 anos, foi o responsável por conduzir o caminhão com a imagem de São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas.

Oliveira é caminhoneiro há dez anos e dividiu com a família a honra de levar a imagem do santo até o Aymoré. No caminhão, além dele, foram a esposa, Milena, o afilhado, Miguel, e os filhos Wesley, Sofia e a pequena Lavínia, de apenas três meses.

“Sempre participo da festa e da procissão, mas esta é a primeira vez que levo São Cristóvão, vamos participar de uma forma diferente. É uma grande honra. Estamos todos muito felizes”, diz.

O empresário Amilton Luiz Cardoso é o responsável por organizar a tradicional procissão. Ele conduziu a imagem de São Cristóvão pela primeira vez em 1984. Dali em diante, se voluntariou para fazer toda a ornamentação do caminhão e organizar a fila de espera para levar o santo.

“Já temos definido quem conduzirá São Cristóvão na procissão até 2026”, conta.

Para ele, a procissão em honra a São Cristóvão é um momento de fé. “Ele é o símbolo, o protetor dos motoristas, então fazemos tudo isso em agradecimento”, diz.

Festa é tradicional
A tradicional festa do bairro Aymoré iniciou na sexta-feira, 2, com a venda de cachorro-quente e cuca. À noite, o público prestigiou show com Cledson & Cleber.

No sábado, a animação ficou por conta da banda Legião Gaúcha, e da dupla Danny & Rafa. Diversas celebrações também marcaram a programação da festa.

Neste domingo, após a procissão, foi servido o tradicional almoço e o público pode prestigiar show com Campo Afora e Os Monarcas.

O coordenador do Conselho de Pastorais da Comunidade (CPC), Dieter Murilo Kohler, destaca a presença do público em mais uma edição da festa e o trabalho da comunidade para poder realizar mais um evento.

“São mais de 200 pessoas trabalhando nos três dias de festa, com todo o amor para sair tudo perfeito. Terminando a festa deste ano, já começamos a planejar a próxima. É uma bonita tradição que passa de geração em geração e que tem o trabalho de toda uma comunidade envolvido”, destaca.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo