Procon divulga pesquisa de preços de material escolar

Havan, Livraria Graf, Livraria Brusquense e Milium participam do levantamento

Procon divulga pesquisa de preços de material escolar

Havan, Livraria Graf, Livraria Brusquense e Milium participam do levantamento

O ano letivo está próximo de começar e os pais precisam ficar atentos na hora de adquirir o material escolar das crianças. O Procon de Brusque realizou uma pesquisa sobre o menor preço de 30 itens que compõem a lista de material escolar.

Quatro estabelecimentos da cidade participaram do levantamento, Havan, Livraria Graf, Livraria Brusquense e Milium. Os produtos que apresentaram maior variação percentual entre o maior e o menor preço foram o esquadro de 45° e de 60°. Ambos podem ser encontrados com preços que variam entre R$ 0,60 e R$ 5,50.

O objetivo da pesquisa, de acordo com o diretor geral do Procon, Luis Carlos Schlindwein, é orientar os consumidores indicando o menor preço dos itens mais comuns, sem levar em consideração a qualidade ou a marca.

Procon orienta pais sobre lista de material escolar
– Os estabelecimentos de ensino não podem constar na lista de material aqueles de uso comum dos alunos, tais como papel higiênico, álcool, sabonete, esponja, etc. Com relação ao papel A4 o limite permitido é de uma resma por aluno.

– A exigência de marca também é vedada pela legislação, bem como a indicação de um estabelecimento, pois os pais e responsáveis devem ter liberdade de escolha quanto ao local em que serão adquiridos os produtos.

– Os brinquedos educativos devem conter o selo de qualidade do Inmetro.

– Outra questão importante é sempre exigir a nota fiscal com a descrição completa dos materiais. Ela é a garantia do consumidor para evitar problemas quanto a assistência ou troca do produto.

Em caso de dúvidas, o Procon está à disposição para eventuais dúvidas: (47) 3351-0686 ou (47) 3351-0026 ou por e-mail: procon@brusque.sc.gov.br
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das8h às 11h30min e 13h30min às 17h

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio