Produtores de milho de Guabiruba colhem primeira safra de 2012

Colheitas são destinadas para alimentação de animais

Produtores de milho de Guabiruba colhem primeira safra de 2012

Colheitas são destinadas para alimentação de animais

Colheita é direcionada para a alimentação de animais, como bovinos e caprinos – Crédito: Taiana Eberle. 
Quase cinco meses após o plantio das primeiras sementes de milho, em setembro de 2011, os agricultores de Guabiruba comemoram o resultado do desenvolvimento dos milharais e da colheita da primeira safra deste ano. 
Feita por meio do processo de silagem, onde a planta é moída, conservada e fermentada para alimentação de animais, a expectativa no município é de uma safra 70% maior do que a produção de 2011. Entre os fatores que contribuíram para o aumento da colheita, em relação ao ano anterior, estão o clima, a qualidade das sementes trangênicas, a adubação feita de forma correta, e a utilização de tecnologia por meio das máquinas para plantio e colheita.
Por enquanto, a colheita dos grãos de milho, considerada como segunda safra, deve ocorrer somente entre os meses de abril ou maio.

– O milho ainda não está maduro para virar grão. Ele está no ponto de silagem, que as pessoas chamam de ponto de ‘pamonha’, de ‘curau’ – explica o engenheiro agrônomo, Juliano Piske. 

** Confira a reportagem completa com outras informações sobre o processo de silagem na edição impressa do Jornal Município de quinta-feira, 9 de fevereiro. 
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio