Professora de Brusque é destaque no 10º Prêmio Professores do Brasil

Educadora da escola Feliciano Pires foi homenageada por projeto com aves

Professora de Brusque é destaque no 10º Prêmio Professores do Brasil

Educadora da escola Feliciano Pires foi homenageada por projeto com aves

A professora Ana Maria Quinoto Imhof, da Escola de Educação Básica Feliciano Pires, acreditou que a educação pode inspirar e mudar o mundo. Assim, ela desenvolveu um projeto inovador com os alunos sexto e sétimos anos do Ensino Fundamental que foi destaque no 10º Prêmio Professores do Brasil.

Para a professora, o prêmio é um reconhecimento não só para ela, mas para os estudantes. Eles se empenharam por mais de um ano o projeto interdisciplinar.

“O prêmio significa que o trabalho tem qualidade”, diz a professora. O mesmo trabalho “Mapeamento da biodiversidade das aves em alguns bairros de Brusque – SC” concorre, agora, para passar à etapa regional ou nacional.

O projeto
O trabalho começou em 2015 na escola, mas o seu surgimento foi bem antes. Entre 2013 e 215, a professora Ana Maria passou por um curso de novos talentos, pela Rede Internacional de Escolas Criativas.

No curso, a professora recebeu a semente da educação e a missão de ser uma multiplicadora do conhecimento. Ela replicou o que aprendeu com uma turma do sexto ano do Feliciano Pires, em 2015.

Ana Maria conta que os estudantes receberam a desafiadora pergunta sobre onde seria mais fácil encontrar animais: no bairro dos alunos ou no Centro? Eles, então, tiveram a tarefa de gravar o canto dos pássaros perto de casa.

Entre 6h e 7h, os estudantes gravaram o canto dos pássaros e depois levaram para a sala de aula. Ana Maria chamou um ex-caçador e conhecedor de aves, que indicou o nome popular dos passarinhos pelo barulho.

Em 2016, os alunos, agora no sétimo ano, continuaram o trabalho. “Quando retornamos à escola fizemos a alfabetização científica destas aves”, diz a professora.

Em duplas, os estudantes fizeram a classificação pelo nome científico, hábitos e alimentação. Depois, eles compilaram os dados e geraram QRCode (tipo de código) para cada canto. Todos os dados foram disponibilizados em um e-book, na plataforma de áudio SoundCloud.

Exemplo
Para Ana Maria, o resultado principal do trabalho não é o prêmio, mas o aprendizado. Ela diz que são “sementinhas plantadas”.

Ela cita que o projeto das Aves do Feliciano Pires já foi usado como exemplo em uma capacitação de professores em Timbó.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio