Profissionais da Fundema conhecem estrutura da Cetesb, em São Paulo

Entidade é referência nacional em gerenciamento, monitoramento e controle ambiental

Profissionais da Fundema conhecem estrutura da Cetesb, em São Paulo

Entidade é referência nacional em gerenciamento, monitoramento e controle ambiental

Na última semana, o superintendente da Fundema, Diego Furtado, acompanhado do engenheiro químico do órgão, Jeferson Correa, esteve em São Paulo conhecendo a estrutura da Cetesb, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. A entidade é referência nacional em gerenciamento, monitoramento e controle ambiental. Na ocasião os técnicos brusquenses conheceram equipamentos e sistemas de fiscalização para poluição da água, ar, inclusive sobre odores. O objetivo da experiência era realmente conhecer os equipamentos disponíveis, assim como técnicas e metodologias de monitoramento, no mercado visando sua aplicação em Brusque.

Na avaliação do superintendente da Fundema, o processo de industrialização das cidades é muito importante para o seu desenvolvimento e Brusque não está fora desse contexto, tendo um forte parque industrial, no entanto, os impactos que isso causam no meio ambiente são diretamente proporcionais e precisam ser acompanhados.

Furtado também lembrou que os equipamentos conhecidos na capital paulista possibilitariam melhorias para a fiscalização ambiental em Brusque. “Conhecemos o trabalho feito pelos órgãos de fiscalização em diversas cidades de Santa Catarina e a Fundema não está aquém disso, muito pelo contrário, estamos bem qualificados e organizados para atuar, mas a aquisição de equipamentos de ponta, permitiria a agilidade e a precisão do auto infracional, em caso de necessidade”, explicou.

A partir da visita os profissionais da Fundema farão uma análise, orçamentária e de prioridade, sobre a aquisição de equipamentos de monitoramento para Brusque. “Este é o melhor momento para pensarmos na sustentabilidade de Brusque, enquanto ainda temos recursos ambientais disponíveis. É um momento importante para fomentar o planejamento ambiental pensando no futuro da cidade”, concluiu Diego.



Fonte: Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Brusque
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio