Novo programa da Prefeitura de Brusque atenderá mulheres vítimas de violência

Projeto será voltado a pacientes em situações de risco à saúde

Novo programa da Prefeitura de Brusque atenderá mulheres vítimas de violência

Projeto será voltado a pacientes em situações de risco à saúde

O secretário de Saúde de Brusque, Humberto Fornari, anunciou em entrevista coletiva nesta quarta-feira, 20, um novo programa de atendimento à mulher, além de fazer balanço das ações em 2018.

A nova ação integrará as unidades básicas e os hospitais da cidade, que identificarão mulheres vítimas de violência e outros riscos à saúde, que passarão a receber atendimento especializado. A iniciativa será implantada em março do próximo ano.

“A mulher será acolhida por uma equipe especializada, que contará com psicólogos, enfermeiras, médicos, para que ela possa ter uma atenção diferenciada e um atendimento rápido”, explicou Fornari.

O novo programa também trabalhará em cooperação com o Ministério Público de Santa Catarina, para solução de casos de violência e acompanhamento da mulher.

Além das situações de violência, serão contempladas também as mães com problemas de saúde e em situação carente, com melhor atendimento neonatal e de gestações de alto risco.

Aumento no orçamento
A Secretaria da Saúde pretende aumentar o volume de recursos, que em 2018 representou 23,5% do orçamento do município. A ideia é que o percentual passe para 24,5%, por isso, a pasta negocia com a Secretaria da Fazenda.

Fornari justifica o aumento com três frentes principais de trabalho: aumentar a quantidade de exames laboratoriais, contratação de mais médicos, enfermeiros e pagamento de horas extras, contemplando também o novo programa direcionado à saúde da mulher; e a revisão da Relação Municipal de Medicamentos (Remune).

“Iniciamos o ano com 21,7% do orçamento, é isto é muito aquém do que qualquer município do país está tendo que investir com saúde. Na média, os municípios de Santa Catarina não investem menos do que 24,5%”, afirma.

Cuidados com a dengue
O secretário de Saúde reforçou a importância da população no combate à dengue, especialmente nesta época em que muitas pessoas entram em férias e saem para viajar.

Brusque continua sendo um município com muitos casos. A área entre Santa Terezinha e Nova Brasília é a mais preocupante. “Cada um pode ficar de olho na sua casa, e na casa do vizinho. Qualquer milímetro de água parada é local propício para a proliferação do mosquito”.

Farmácia em tempo integral
Uma medida anunciada 2018 é a da mudança de horários nas farmácias da Policlínica, que passarão a funcionar em tempo integral, das 8h às 22h.

Retomada de construções
Está prevista a retomada na construção das Unidades Básicas de Saúde dos bairros Limeira, Zantão e no loteamento Emma II.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio