Programa DST/AIDS promove ações de conscientização para o carnaval

Primeira mobilização acontece na noite desta quinta, na Assevim

Programa DST/AIDS promove ações de conscientização para o carnaval

Primeira mobilização acontece na noite desta quinta, na Assevim

O carnaval está chegando e para curtir a festa com segurança é preciso se prevenir. Por isso, a partir desta quinta-feira, 16, a Secretaria de Saúde de Brusque promove diversas ações de conscientização e distribuição de preservativos para informar a comunidade sobre os perigos da aids, doença que avança principalmente entre jovens de 15 a 24 anos.

A primeira mobilização acontece na noite desta quinta, na Assevim, onde um grupo de funcionários integrantes do programa DST/AIDS irá atender aos estudantes da instituição, informando e esclarecendo os jovens.

Na sexta-feira, 17, uma ação especial será realizada no Supermercado Big, das 9h às 17h. No período da noite, a equipe de saúde estará na Unifebe e também no baile que acontece na Sociedade Paysandú logo após a festa de carnaval promovida pela Prefeitura de Brusque.


Para nortear as ações realizadas nos municípios de todo o Brasil, o Ministério da Saúde iniciou nesta semana a veiculação em TV aberta da campanha de prevenção da Aids para o carnaval de 2012. A divulgação é uma nova etapa da campanha lançada em 2 de fevereiro, com o tema “No carnaval rola de tudo, só não rola sem camisinha”. O material pode ser acessado no site www.aids.gov.br.

Com foco informativo, o vídeo chama atenção para o avanço da doença entre os jovens gays. Dados do Boletim Epidemiológico de aids 2011 mostram que, nos últimos 12 anos, a porcentagem de jovens de 15 a 24 anos com aids caiu 20,1%, enquanto entre os gays da mesma idade houve aumento de 10,1%. Em 2010, para cada 16 homossexuais dessa faixa etária vivendo com aids, havia 10 heterossexuais. Essa relação, em 1998, era de 12 para 10.

* Texto da assessoria de imprensa da Prefeitura de Brusque

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio