X
X

Buscar

Programa Ecos promove práticas sustentáveis no Sesc, em Brusque

Projeto interno conscientiza colaboradores sobre a educação ambiental

O Serviço Social do Comércio (Sesc) implantou neste ano o programa Ecos de Sustentabilidade, um projeto nacional da instituição que tem como objetivo promover a educação ambiental.

O gerente do Sesc, Edemar Alessio, o Palmito, avalia que o Ecos é um reforço para as ações que a unidade já realizava ao longo dos anos. “Qualquer ação precisa de uma mudança de comportamento e esse projeto tem feito com que as pessoas percebam que é preciso mudar”.

Veja também:
Processo de modernização da Área Azul em Brusque avança

Promoções de inverno movimentam as vendas nas lojas de roupas de Brusque

Governo Bolsonaro é bem avaliado por lideranças da região de Brusque

O programa envolve uma série de ações internas. A técnica de atividades do Sesc, Elisandra Bernardi, atua no Ecos na parte de capacitações. Ela explica que os colaboradores participam de palestras e dinâmicas que despertam a consciência para práticas sustentáveis.

A técnica de educação e saúde, Geisa Carla Franceschini, participou de um treinamento no Rio de Janeiro sobre a implantação do programa. O objetivo das ações é conscientizar os colaboradores de que “cada um é responsável pelo gera”, diz a técnica.

Existem ações integradas mas também há atividades específicas para cada área da unidade. Na cozinha, por exemplo, Geisa realizou uma oficina culinária para reaproveitamento dos alimentos.

Oficina de reaproveitamento de alimentos foi realizada com os colaboradores na cozinha| Foto: Sesc/Divulgação

Reduzir e reutilizar

Há um colaborador que separa o lixo produzido na instituição e monitora o que está sendo jogado fora. Alguns materiais são separados para serem utilizados em atividades na própria unidade e os demais são recolhidos por pessoas da comunidade que reaproveitam o que foi descartado.

Geisa avalia que o programa tem tido bons resultados. “A gente nota também a preocupação que eles têm em nos perguntar onde que descarta de forma correta tal resíduo”, conta.

O Sesc há alguns anos não utiliza mais copos descartáveis. Cada colaborador precisa trazer seu copo e sua xícara para beber água e café.

Para economizar papel, os setores são orientados a utilizar os dois versos da folha. A prática já resultou num melhor aproveitamento e diminuição do uso de folhas.

A economia de energia também é uma das preocupações da instituição. Existe uma campanha de conscientização para apagar a luz quando não há necessidade e ao sair de ambientes. Além disso, há espaços com sensores para que a luz seja apagada automaticamente. “Tem diminuído os gastos de energia”, avalia Palmito.

Para que o Sesc continue obtendo bons resultados, o Ecos será realizado continuamente para conscientizar colaboradores e diminuir os impactos das atividades que possam representar riscos ao meio ambiente ou à sociedade.

Veja também:
Mais de 25 mil pessoas visitam o 6º Festival Nacional da Cuca; veja os números do evento

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Inédito em SC: advogado de Blumenau usa decreto presidencial para reverter pena por posse de arma