Programação celebra a Semana do Folclore em Brusque

Espetáculo “Quedelhe o Boi?” deu inicio às atividades na tarde de segunda-feira, 22, no Sesc

Programação celebra a Semana do Folclore em Brusque

Espetáculo “Quedelhe o Boi?” deu inicio às atividades na tarde de segunda-feira, 22, no Sesc

Com o objetivo de manter viva a tradição cultural, o Sesc promove em Brusque a Semana do Folclore. Para dar início à programação, foi realizado na tarde de segunda-feira – data em que foi celebrado o Dia do Folclore – o espetáculo “Quedelhe o Boi?”, do grupo teatral Cia Pequeninus, de Canelinha.

Alunos da Educação Infantil do Sesc e do Centro de Educação Infantil Max Rodolfo Steffen, da rede pública, prestigiaram a apresentação, que brinca com a cultura popular do Boi de Mamão.

Personagens típicos do folclore catarinense como a Maricota, o Vaqueiro Orides, a Bernunça, o Boi de Mamão, o Mané Mateus, a Benzedeira e o Doutor fazem parte da história, que tem como personagem principal o Mané Mateus e o sumiço do seu boizinho.

O ator, bonequeiro e produtor do Cia Pequeninus, Alex Nascimento, diz que o espetáculo resgata uma cultura que está se perdendo. Para ele, a peça, assim como a semana, ensina às crianças elementos de uma tradição típica em Santa Catarina. “É a cultura do estado, do boi de mamão, de personagens típicos catarinenses. Trabalhamos com um tema que também é nosso”.

Valorização da cultura

A Semana do Folclore, que iniciou na segunda-feira, 22, e termina nesta quinta-feira, 25, reúne na programação teatro de bonecos, exposição, oficinas, sessão de cinema e brincadeiras com grupos de boi de mamão do município. O técnico de Atividades de Cultura do Sesc, Paulo Castellain, afirma que as atividades visam valorizar a cultura brasileira.

Ele explica que pode-se chamar de folclore aquilo “que é fantasia, invenção de um povo, onde são envolvidas suas tradições, costumes e lendas”. “A semana nos convida a brincar de novo, a reconhecer que nossa cultura é bonita”.

Castellain afirma que haverá duas exposições na unidade e que os interessados podem agendar visitas guiadas. Ele conta que a primeira é a inédita “Curva da Aparença”, do artista Marcelo Gomes da Silva, que retrata histórias de assombrações do bairro da Limeira Alta. A exposição ficará aberta até 2 de setembro. A segunda opção é a Mostra Olimpíada Letrada, que estará aberta para visitação até 5 de setembro.


Programação
Semana do Folclore
Local: Sesc

25 de agosto – quinta-feira
14h: Apresentações dos grupos de Boi de Mamão do Sesc Escola e do Centro de Convivência Ruth de Sá (Cecon), da Apae de Brusque

22 de agosto a 2 de setembro
Exposição “A Curva da Aparença”, de Marcelo Gomes
Apresenta a partir de uma pesquisa de campo, histórias de assombrações do bairro da Limeira Alta

22 de agosto a 5 de setembro
Mostra Olimpíada Letrada

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio