Programação da festa de Azambuja segue até sábado

Santuário deve receber um grande número de fiéis para a tradicional festividade

Programação da festa de Azambuja segue até sábado

Santuário deve receber um grande número de fiéis para a tradicional festividade

Segue até amanhã, 30, a festa da padroeira Nossa Senhora de Caravaggio, no Santuário de Azambuja. A festa iniciou na segunda-feira, 25, com as celebrações religiosas, e termina na noite de sábado, com os festejos na praça do santuário.
“Estamos desde o dia 25 com a parte espiritual da festa, com missas diárias, que continuam até esta sexta-feira à noite”, diz o padre Nélio Schwanke.

Um dos pontos altos da festa será a carreata que sairá do Santuário de Azambuja até a Igreja Matriz São Luis Gonzaga, na noite de hoje. “A carreata sairá depois da celebração, levando a imagem de Nossa Senhora do Caravaggio até a matriz. Também teremos a bênção das toalhinhas e dos carros”, destaca.

A imagem da padroeira ficará na igreja matriz até o fim da tarde de sábado, quando haverá a procissão de volta ao Santuário de Azambuja. Logo em seguida, será realizada a missa solene, e depois, inicia as festividades com a venda do tradicional cachorro quente. “Esperamos todo mundo para celebrar conosco o último dia da festa, e também se deliciar com as guloseimas das barraquinhas que já estão sendo montadas aqui na praça”.

A tradicional festa é realizada em todo o último sábado do mês de maio para comemorar a aparição de Nossa Senhora, em Caravaggio, Norte da Itália, em 1432. A festa costuma reunir um grande número de fiéis no Santuário de Azambuja. Além de comemorar a aparição de Nossa Senhora, a festa tem como objetivo arrecadar recursos para auxiliar nas obras mantidas pelo Santuário. “Temos a finalidade financeira também, que é ajudar a manter o hospital, o santuário e o seminário de Azambuja”, destaca.

De acordo com padre Nélio, a expectativa é que o tempo não prejudique os festejos. “Pela previsão, o tempo estará bom, esperamos que continue assim para que o povo possa comparecer”.

Programação

Sexta-feira
18h30 – Missa com o padre Valdemar Groh com o tema “Nossa Senhora, mãe da paz”
Após a missa, carreata conduzindo a imagem de Nossa Senhora até a Igreja Matriz São Luís Gonzaga

Sábado
15h30 – Missa com padre Sílvio José Kremer com o tema: “Nossa Senhora, mãe de todos os enfermos”
17h45 – Procissão a pé com a imagem de Nossa Senhora desde a Igreja Matriz São Luís Gonzaga até o Santuário de Azambuja
19h – Missa festiva presidida pelo bispo auxiliar emérito Dom Vito Schlikmann, com a presença dos festeiros e a comunidade.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio