Programação do aniversário de Brusque começa com entrega do Monumento à Bíblia

A obra é resultado da parceria entre o Instituto Brusquense de Planejamento e Mobilidade (IBPLAM) e o Conselho de Pastores de Brusque (COPAB)

Programação do aniversário de Brusque começa com entrega do Monumento à Bíblia

A obra é resultado da parceria entre o Instituto Brusquense de Planejamento e Mobilidade (IBPLAM) e o Conselho de Pastores de Brusque (COPAB)

  • Por Aline Wernke
  • 17:52
  • Atualizado às 17:54
  • +A-A
O projeto artístico do Monumento à Bíblia é de autoria do arquiteto Ricardo Moritz – Crédito: Divulgação
A partir deste domingo, 29 de julho, a Praça Sesquicentenário oferece mais uma atração para a comunidade brusquense, com a entrega do Monumento à Bíblia. A obra em homenagem ao livro sagrado para os cristãos é resultado da parceria entre o Instituto Brusquense de Planejamento e Mobilidade (IBPLAM) e o Conselho de Pastores de Brusque (COPAB). 

Após a inauguração, autoridades municipais, religiosos e a comunidade participaram de um Culto Ecumênico. O ato marcou a abertura oficial da Semana de Brusque, que apresenta uma programação repleta de atividades para comemorar o aniversário de 152 anos, celebrado no dia 4 de agosto.
 
O projeto artístico do Monumento à Bíblia é de autoria do arquiteto Ricardo Moritz e consiste em um trabalho com referências ao livro histórico com uma representação simbólica do texto bíblico que instiga a comunidade a refletir sobre a obra. 

O presidente do COPAB, pastor Marcos Foppa, comentou a representatividade do novo monumento da Praça Sesquicentenário. 

– Eu creio que esse marco para nossa cidade vai muito além do que nós podemos pensar e entender – afirmou.
 
A construção é composta por uma coluna em mármore branco e outra em granito preto, além de uma caixa de concreto alisado e um vidro temperado transparente com aplicação de serigrafia. O responsável pelo IBPLAM, Alexandre Gevaerd, destacou que o Monumento à Bíblia é mais uma etapa cumprida para incrementar o espaço de lazer. 

– A Praça Sesquicentenário é o lugar mais prazeroso e harmonioso da cidade e esse monumento vem trazer uma benção de paz e esperança para a comunidade brusquense – ressaltou.
 
Monumento à Bíblia
O Monumento à Bíblia é um projeto idealizado em 2009 pelo Conselho de Pastores de Brusque (COPAB), presidido na época pelo Pastor Joel Domingues Pereira, para integrar as ações alusivas ao sesquicentenário do município, em parceria com o Instituto Brusquense de Planejamento e Mobilidade (IBPLAM). 

No entanto, a construção da obra é realizada em 2012, em decorrência da necessidade de arrecadação dos recursos junto à comunidade para viabilizar essa iniciativa, orçada em aproximadamente R$ 30 mil.

Próxima atividade na programação da Semana de Brusque

Apresentação Sala Brusque Virtual: Enciclopédia de Brusque
Data: 30/07 (segunda-feira)
Horário: 10 horas
Local: Salão Nobre da Prefeitura de Brusque
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio