Projeto Circo na Escola não será mais realizado em Brusque

Convênio da prefeitura com a Tenda Cultural encerrou no fim do ano passado e não será renovado

Projeto Circo na Escola não será mais realizado em Brusque

Convênio da prefeitura com a Tenda Cultural encerrou no fim do ano passado e não será renovado

Nesta semana, foi discutido na Câmara de Vereadores de Brusque o fim do convênio entre a Secretaria de Educação com a Tenda Cultural, que fica ao lado da Arena Brusque e que realizava o projeto Circo na Escola. O contrato acabou no dia 27 de dezembro do ano passado e, segundo o secretário de Educação, José Zancanaro, não deve ser renovado para este ano.

Zancanaro afirma que a situação econômica da prefeitura não permite a continuidade do projeto que existe desde 2012 no município. “Conversei com o prefeito e temos que segurar os gastos. A nossa situação econômica não prevê a continuidade do projeto”, diz.

O secretário destaca que eram repassados para o projeto cerca de R$ 20 mil mensais e, que também pesou bastante na decisão a falta de interesse das crianças.

“Entramos em contato com as escolas e nos repassaram que as crianças não querem mais ir. As atividades são sempre iguais. Chegamos num ponto que todas as crianças já participaram. Como não tem renovação das atividades, não há porque renovar”, afirma.

Um dos instrutores do projeto, Álvaro Telmo de Oliveira, o Oliver, afirma que já conversou com Zancanaro sobre o assunto e entende que a prefeitura tem passado por dificuldades financeiras, entretanto, ele acredita que o projeto pode voltar no futuro.

“Estamos dando um tempo para a prefeitura poder se organizar. Tenho esperança que no segundo semestre se renove o convênio. É realmente uma pena, é um projeto muito bonito”, diz.

O projeto
Oliver destaca que o projeto atendia uma média de 500 alunos por ano. As aulas eram realizadas no contraturno escolar, uma vez por semana. “Tínhamos aulas na segunda e quarta-feira, com duas turmas de manhã e duas a tarde”.

No fim de cada semestre, os alunos realizavam uma apresentação demonstrando o que aprenderam durante as aulas.

O projeto foi implantado em 2012 como parte do programa de educação integral da Prefeitura de Brusque, e contribuía, principalmente, para a formação da disciplina do aluno. “As aulas eram todas baseadas em disciplinas. Atendemos muitas crianças que chegavam aqui muito agitadas e que depois das aulas, melhoraram muito o comportamento e o desempenho na escola”, diz Oliver.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio