Projeto de contação de histórias percorre escolas de Guabiruba

Mais de 1,1 mil crianças participarão do “Um, dois, três: canto e conto com vocês”

Projeto de contação de histórias percorre escolas de Guabiruba

Mais de 1,1 mil crianças participarão do “Um, dois, três: canto e conto com vocês”

Unir histórias divertidas e envolventes com pitadas de fantasia e uma dose de recursos visuais e sonoros só pode resultar em uma receita de sucesso. Em Guabiruba, essa receita cresceu e chega a 16 escolas com o nome “Um, dois, três: canto e conto com vocês”, projeto que intercala canções populares infantis com duas histórias adaptadas de Ruth Rocha: A primavera da lagarta e Romeu e Julieta.

O projeto do professor Emiliano Daniel de Souza foi contemplado com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, que em 2017 destinou R$ 62.085,45 para projetos culturais. Com o Fundo, a Fundação Cultural e o Conselho Municipal de Cultura, fomenta os talentos artísticos da cidade.

As apresentações nas escolas iniciaram nesta semana e seguem até o dia 29 de setembro para os alunos de até cinco anos de idade. No total, 1.167 crianças participarão do projeto.

Estímulo à leitura
Além de proporcionar alimento rico para o imaginário infantil, o projeto envolve valores como respeito, paciência, confiança e honestidade. O espetáculo tem como objetivo aguçar a imaginação, desenvolver a concentração, favorecer o contato com textos de qualidade literária e canções apropriadas para crianças. Também incentiva o hábito de ouvir, contar e interpretar histórias.

Para o professor Emiliano, o projeto oferece uma oportunidade enriquecedora para as crianças trilharem os caminhos das palavras que conduzem ao fascinante universo das narrativas. Como contador de histórias, ele revela que já teve a oportunidade de conhecer diversas escolas da região e contar histórias em feiras do livro e em outros eventos voltados à educação e à leitura.

“Como filho deste município, tenho percebido e constatado que muitas crianças nunca assistiram a um espetáculo. E foi por meio desta observação que nasceu este projeto, ou seja, do interesse em difundir e cultivar a contação de histórias em todas as escolas que atendem à educação infantil de Guabiruba”, destaca.

Próximas apresentações

Hoje
8h e 15h45: ERM Cesário Regis (Lageado Baixo)
10h e 13h30: EMEB Osvaldo Ludovico Fuckner (Lageado Baixo)

25 de setembro
8h30 e 15h15: EEI Luisa Petermann Westarb (Guabiruba Sul)
10h30 e 13h30: EBM Professora Anna Othília Schlindwein (Guabiruba Sul)

26 de setembro
8h e 15h30: EBM Padre Germano Brandt (Aymoré)
10h e 13h30: EM Edestrudes Wippel Heil (Aymoré)

27 de setembro
9h e 15h: EEI Tia Angélika (Imigrantes)
10h30 e 13h30: ERM Vadislau Schmitt (Imigrantes)

28 de setembro
9h30 e 15h – EEI Tia Olinda (Lageado Baixo)

29 de setembro
8h e 13h30 – ERM João Jensen (São Pedro)

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio