Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Projeto de lei propõe que feriados sejam adiantados para segunda-feira

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Projeto de lei propõe que feriados sejam adiantados para segunda-feira

Raul Sartori

Está pronto para ser votado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado mais um projeto de Dário Berger (PMDB-SC): propõe que feriados que caiam entre terça e sexta-feira sejam antecipados para a segunda-feira. Os brasileiros que trabalham agradeceriam, penhorados, sua aprovação. A proposta não afeta feriados de datas simbólicas como 1º de janeiro, 1º de maio, 7 de setembro e 12 de outubro, nem Natal, Carnaval, Corpus Christi e Sexta-feira Santa. É evidente que excesso de feriados é nocivo para empresas, trabalhadores e para a arrecadação dos governos.


Faço melhor

Sem citá-los nominalmente, o presidente da Casan, Valter Gallina, tem dito publicamente que nos municípios que optaram pela municipalização, os serviços de água e esgoto regrediram. Ousa dizer que as empresas selecionadas só se preocupam em cobrar, sem oferecer toda a estrutura necessária. Há controvérsias.


Representatividade

Constatação: Pernambuco tem quatro ministros no governo Michel Temer. SC nenhum. A desproporcionalidade é gritante. Humilhante para nós, catarinenses.


Projeto partidário

“Meu projeto é partidário. Temos de ter candidatura a presidente e governador e defendo que sejamos cabeça de chapa”. A definição é do prefeito tucano de Blumenau Napoleão Bernardes, que visitou o deputado federal Marco Tebaldi, em Joinville, na manhã de ontem. O blumenauense, atleta amador e adepto da geração saúde, foi completar os 5km da 24ª Maratona de Joinville.


Ironia

A população de Canoinhas, município tido como a capital dos doadores de sangue de SC, está perplexa com o fechamento do posto de coleta de sangue do Hemosc. A alegação é que as coletas estavam abaixo do volume esperado, mas não foram apresentadas metas a serem alcançadas. Na cidade morava o falecido Orestes Golanowski, fundador da Associação dos Doadores de Sangue da Região e recordista mundial em doações, atestado pelo Guiness Book.


Saudosismo

Assim o contribuinte enlouquece: o governo estadual gastou R$ 80 milhões na construção de um complexo de segurança na avenida Ivo Silveira, em Florianópolis e agora os comandos das principais corporações não tem interesse nenhum em se mudarem para lá.


Baco

O governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira, prestigiou sexta-feira a abertura oficial da 4ª Vindima de Altitude, em São Joaquim, e se surpreendeu com o que viu e soube, ou seja, que a produção de uvas de altitude ocupa cerca de 500 hectares em uma altura entre 900 e 1,3 mil metros acima do nível do mar. Das 35 vinícolas da área de atuação da Vinho de Altitude, 20 produzem e comercializam cerca de 160 rótulos, alguns deles premiados no Brasil e no exterior. São 1,4 milhão de garrafas, com um faturamento estimado em R$ 150 milhões.


Indocilidade

Aumenta o estupor da população de Criciúma com a nova e intolerável informação do último final de semana: um adolescente de apenas 15 anos confessou, em juízo, a autoria de três assassinatos recentes mas permanece livre.


Mérito

O senador Roberto Muniz (PP-BA) apresentou projeto criando a Comenda do Mérito Futebolístico Associação Chapecoense de Futebol, a ser concedida pelo Senado, para homenagear empresas, atletas, dirigentes e outros profissionais que tenham se destacado em competições esportivas ou na promoção desse esporte. O senador disse ter-se inspirado nos exemplos de solidariedade e espírito esportivo após o acidente com o avião da Chapecoense, em novembro de 2016. “De todos os sentimentos que floresceram, que se uniram na grande tragédia que houve com a equipe da Chapecoense, o principal foi a solidariedade. Vimos, em todos os locais do mundo, clubes e países se abraçarem em torno do futebol”, afirma o senador na justificativa da proposta.


A excluída

Leitor remete nota publicada em julho de 2016 e que permanece totalmente atualizada. Informava que a renomada escritora florianopolitana Edla Van Steen, que tem mais de 20 títulos publicados, entre contos, romances, entrevistas, peças de teatro e livros de arte, continua de fora de todas as listas de títulos recomendados como leitura nos vestibulares da UFSC e Udesc.


DETALHES

A Campanha da Fraternidade de 2017 será objeto de uma sessão especial no Assembleia Legislativa, hoje, às 19 horas, presidida pelo deputado Pedro Baldissera (PT), que é padre.

Os professores Sebastião Salésio Herdt, presidente da Fundação Unisul e da Acafe, e Felipe Felisbino, professor da Unisul e coordenador geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação (MEC), são os novos integrantes do Conselho Estadual de Educação de SC. A posse acontecerá hoje.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio