O Turismo é uma das atividades que mais vem crescendo, mesmo em tempos “ditos de crise”. Muitas vezes, quando pensamos em turismo, pensamos no convencional. Possivelmente poucos considerem abrir as portas de suas empresas para atrair turistas. Mas o que dizer de atrair turistas para conhecer o processo produtivo das nossas empresas? Talvez isso contribua para a compreensão da importância econômica, histórico e cultural de um dos títulos pelo qual nossa cidade é conhecida: Brusque:Berço da Fiação.

Por que não desenvolver um projeto que traga novas fontes de recursos para Brusque e região, abrindo as portas das nossas empresas para que o turista conheça o nosso processo produtivo? O Turismo Industrial não é uma experiência nova e tem sido realizado com sucesso. As pessoas querem ver como funciona e também ter referências históricas. Ele não é um roteiro por si só, mas pode complementar um roteiro turístico.

Vislumbrando novas oportunidades de investimento e renda, e considerando a diversidade cultural, étnica, as belezas e diversidades naturais, a proximidade da região de Brusque com a BR 101, com portos, aeroportos, capitais e cidades que já exploram bem o turismo, o Centro Universitário de Brusque –  UNIFEBE desencadeou, em 2014, o projeto Rotas do Itajaí: Aprendendo com as melhores experiências em Turismo. Fê-lo por acreditar que pode contribuir para estimular o investimento, desenvolvimento e estruturação das atividades turísticas na região.

Com o objetivo de identificar, observar e analisar boas práticas cujos modelos possam ser adaptados a cultura e peculiaridades da nossa região, em 2014 realizou-se a primeira viagem de estudos que contou com a participação de acadêmicos e membros da comunidade. O destino escolhido foi a Serra Gaúcha, por ser um dos principais destinos turísticos do país. Entre os objetos de estudo, foram selecionadas empresas que abrem suas portas para que o turista conheça seu processo produtivo. Com explicações orais e demonstrações práticas, conheceu-se o processo de fabricação de peças de cristal pelo método milenar de produção e o processo artesanal para fabricação de chocolates. Nestas empresas, o grupo também conheceu a área onde os produtos são comercializados para o consumidor final.

Em diversos pontos visitados, chamou a atenção o planejamento para o turismo como fonte de renda. Em depoimento de um dos entrevistados, ouviu-se: “Aqui nos preparamos para o turismo. De forma comunitária decidimos que empreendimentos são necessários para o negócio turismo. Investimentos são planejados. Se na região não houver nenhum investidor interessado em empreender em determinado estabelecimento considerado essencial para o negócio turismo, busca-se atrair investidores de outros locais. O tema turismo está contemplado nos conteúdos escolares desde as séries iniciais. Têm-se consciência de que a população precisa conhecer a cidade, seus atrativos, estar apta a receber e a orientar o turista. Vivemos o turismo no nosso dia a dia”.

O grupo que participou da edição 2014 do Rotas do Itajaí vivenciou intensamente cada etapa da viagem, cuidadosamente planejada. Cada ponto de parada representou uma oportunidade de aprendizado. Cada visual, uma imagem marcada na memória. Nada foi por acaso, nada foi em vão. E agora, próximo destino: Rio de Janeiro. Objetivo: identificar oportunidades de investimento na área de turismo. Cristo Redentor, eleito a melhor atração turística do país, que nos aguarde: O Rotas do Itajaí já está de “malas prontas”.