Conteúdo exclusivo para assinantes
Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Projetos dos últimos anos para Florianópolis ficam só na promessa

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Projetos dos últimos anos para Florianópolis ficam só na promessa

Melhor

Raul Sartori

Factoides na Ilha
Prefeitos de Florianópolis e governadores, querendo fazer média, nos últimos anos se caracterizaram por produzir factoides, assim chamados comunicados midiáticos de projetos que ficaram só na promessa verbal. Se fosse feita uma pesquisa, seguramente a maioria diria não acreditar na despoluição da avenida Beira Mar Norte, como promete o prefeito Gian Loureiro. Como não acreditou no metrô de superfície (governador Luiz Henrique da Silveira), na quarta ponte (governador Raimundo Colombo), a revitalização do Largo da Alfândega (prefeito Dário Berger) e o teleférico no Morro da Cruz (prefeito Cesar Jr). E a tudo a mídia tem deglutido ou deixado passar.

Melhor
O deputado federal Jorginho Mello (PR) foi apontado como o melhor parlamentar catarinense do Congresso Nacional e o 11º entre todos os deputados e senadores, de acordo com o Ranking dos Políticos. O estudo usa como critérios a qualidade legislativa, os gastos, processos judiciais e posicionamento nos votos. Jorginho é pré-candidato ao governo do estado em 2018.

Bala
A tragédia numa escola de Goiânia ocorre no momento em que a bancada da bala na Câmara dos Deputados pressiona pela votação de projetos que flexibilizam o Estatuto do Desarmamento. São 135 proposições. A mais avançada, pronta para análise do plenário, de autoria do deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB-SC), amplia a quem tem mais de 21 anos e bons antecedentes o direito de portar armas.

Assédio moral
A Agência AL, da Assembleia Legislativa, ilustrou reportagem de lançamento do livro “A prova do assédio moral no trabalho”, do professor Alberto Gonçalves de Sousa e seu aluno, Henrique Búrigo, ambos do curso de Direito da Unisul, com uma informação interessante: das 80 ações trabalhistas protocoladas contra uma grande empresa de comunicação de SC em 2017, apenas quatro não pedem dano moral.

Conformidade
De 2010 até junho de 2017 o Centro de Apoio Operacional do Consumidor (CCO) do MP-SC verificou, em parceria com outros órgãos públicos, perto de 2, 5 mil análises de resíduos de agrotóxicos em produtos de origem vegetal. Como resultado, o percentual de produtos vegetais fora da conformidade caiu de 34,5% do total para 18,2%. Fato que merece todo aplauso e apoio.

Privatização
O BNDES confirmou à Folha de S. Paulo que o governo de SC estava entre 18 outros que inicialmente se manifestaram, com “interesse firme”, em participar de um programa de privatização de empresas estaduais de saneamento, mas que depois desistiram, com a proximidade das eleições estaduais.

Piscina mortal
Com substitutivo do senador Dário Berger (PMDB-SC) o plenário do Senado aprovou projeto que regulamenta o uso de piscinas, com a obrigatoriedade de instalação de dispositivo que evite o turbilhonamento, enlace ou sucção de cabelos ou membros do corpo pelo ralo. Também estabelece que a área das piscinas deve ter piso antiderrapante e ser isolada da área de trânsito de banhistas ou espectadores, mas com recinto visível a partir do exterior. Mais controles! Que tal voltar a tomar banho na base da canequinha, nas bicas, bacias e gamelas, como antigamente?

É mais
Um flagrante de 49 pedras de crack no bolso da calça não sugere apenas consumo próprio, como um traficante e viciado queria em apelação ao TJ-SC, que confirmou sua condenação em seis anos e oito meses de reclusão, em regime fechado. O réu sustentou a condição de usuário, dizendo que no dia do flagrante encontraria amigos que o aguardavam para consumirem o entorpecente. Enredo manjadíssimo. Em seu poder havia ainda um celular e R$ 21 em notas miúdas.

Italianidade
Boa parte dos 30 mil catarinenses que também tem cidadania italiana foram convocados a participar de consulta, domingo, para decidir dar ou não mais autonomia às prósperas regiões da Lombardia e Vêneto, no norte da Itália. Devido à recente greve nos Correios, a maioria dos eleitores não recebeu a tempo as cédulas para votação.

Padrinho
O bullying, de volta à baila no caso do estudante que matou dois colegas em Goiás, tem os primórdios de sua discussão em SC. O agora prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (PP), foi o autor, quando deputado estadual, de projeto que derivou na lei estadual 14.651, de 12 de janeiro de 2009, a primeira do país a combater a prática nas escolas. A iniciativa se difundiu Brasil afora que começou a vigorar em fevereiro de 2016 uma lei federal obrigando todas as escolas, clubes e agremiações esportivas a ter ações contra aquele tipo de violência.

DETALHES
Até este mês, foram computados 41 casos de crime racial nos estádios de todo o Brasil e na internet em 2017. É 64% a mais que 2016. Os dados são do Observatório da Discriminação Racial do Futebol Brasileiro, que pesquisa e discute o tema no esporte. De SC há apenas um caso.

Apesar da chuva, o projeto Limpeza dos Mares, iniciativa da Associação Náutica Brasileira (Acatmar), atraiu 200 voluntários, entre eles 60 mergulhadores, na praia da Baía dos Golfinhos, em Governador Celso Ramos, sábado. Foram coletadas 12 toneladas de resíduos do fundo das águas, praia e costões.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio