Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

PSB, presidido em SC por Jorge Bornhausen, vira ‘puxadinho’ do PT

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

PSB, presidido em SC por Jorge Bornhausen, vira ‘puxadinho’ do PT

Raul Sartori

Engolir sapos
O destino está pregando um peça para a família Bornhausen e sua histórica diferença com o PT, certa vez chamado de “praga”. Pois não é que o PSB, em SC presidido pelo filho do “kaiser” Jorge Bornhausen, Paulo Bornhausen, virou um puxadinho do partido de Lula e hoje, em Brasília, vai reunir sua executiva nacional para definir seu futuro? A sigla ficou menor com derrotas para os governos de São Paulo e Distrito Federal.

Tudo diferente
É na classe política, a nacional e a estadual, que o presidente eleito, Jair Bolsonaro, e o governador eleito, Carlos Moisés da Silva, causam surpresa, espanto e até temor. Os dois já fizeram questão de deixar bem nítida a marca de não consultar partidos políticos para tomar suas primeiras e mais importantes decisões.

Veja também:
Políticos de Brusque avaliam cenário para as próximas eleições municipais

Brusque vence Figueirense fora de casa pela semifinal da Copa Santa Catarina

Secretaria de Saúde reduz horário de expediente interno para contenção de gastos

 

Liberdade com limites
O Ministério Público Federal em SC recomendou à UFSC, à Universidade Federal da Fronteira Sul e ao Instituto Federal de SC e Federal Catarinense, para que “se abstenham de qualquer atuação ou sanção arbitrária em relação a professores, com fundamento que represente violação aos princípios constitucionais e demais normas que regem a educação nacional”. Tudo muito bem colocado, mas perguntar não ofende: ficará impune, a suspensão de aulas, por iniciativa de professores militantes, para atos contra o “fascismo” e “ameaças à democracia”, como registrado às vésperas do segundo turno?

Escola sem partido
O Supremo Tribunal Federal deve julgar no fim deste mês uma ação de inconstitucionalidade que será crucial para o debate em torno do projeto de lei Escola Sem Partido. No Congresso, a última deliberação da comissão que analisa proposta foi votar parecer que prevê que cada sala de aula tenha um cartaz com seis deveres do professor, entre eles não poder cooptar alunos para nenhuma corrente política, ideológica ou partidária. Nove municípios em todo país já transformaram o projeto em lei, dentre eles Governador Celso Ramos, em SC.

Patrimônio
A Casa D’Agronômica, residência oficial do governador do Estado, construída em 1954 e que até a administração de Luiz Henrique da Silveira tinha a denominação oficial de Palácio da Agronômica, está para ser declarada integrante do patrimônio histórico, artístico e cultural do Estado.

Sem ICMS
Está pronta para votação no plenário da Alesc medida provisória do Executivo que isenta de ICMS nas operações internas e interestaduais o medicamento Spinraza (Nusinersena), destinado a tratamento de atrofia muscular espinal (AME), que já é isenta de imposto na importação. O objetivo é baratear o remédio importado. Cada dose custa R$ 300 mil.

Rota turística
O governador Pinho Moreira sancionou a lei estadual 17.589, que cria a Rota Turística Caminhos de Santa Paulina, envolvendo os municípios de Nova Trento, São João Batista, Canelinha, Tijucas, Camboriú e Balneário Camboriú. A rota já existe de fato, percorrida a pé, com 64 quilômetros de extensão.

Seu exemplo
O deputado Leonel Pavan (PSDB) apresentou projeto de lei para criar a semana de prevenção ao acidente vascular cerebral em SC. No Brasil o AVC é responsável por cerca de 10% dos óbitos da população adulta e ele fez parte da triste estatística. Ficou quase 70 dias internado, em coma, em UTI. Confessa que se não tivesse condições financeiras, teria morrido.

Veja também:
Ônibus com quase 50 passageiros pega fogo na BR-101

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Trânsito no acesso à ponte de Ilhota, na BR-470, terá interrupções ao longo da semana

Novo espaço
O Espaço Cultural Armazém – Coletivo Elza, ganhou novo endereço em Florianópolis, no bairro Sambaqui, inaugurado sábado. A casa, que é da família de João Makowiecky, pai da crítica de arte Sandra Makowiecky, abriu com Feira de Novembro, música, mostras de arte, lançamentos de livro, apresentação teatral, oficina e lançamento da Vaquinha Virtual. Do século 19, na rodovia Gilson da Costa Xavier, 1.384, o nobre endereço abrigará um projeto multidisciplinar que envolve 20 pessoas interessadas em ações colaborativas em artes visuais e feminismo.

Reincidência zero
De janeiro a setembro, 53 homens participaram – voluntariamente ou não – do projeto Refletir, desenvolvido pela Central de Penas e Medidas Alternativas de Chapecó, que visa reduzir os conflitos de violência doméstica, principalmente quanto a agressões às mulheres. Nenhum reincidiu. Somente nesse ano entraram na justiça local 2.634 processos de violência contra a mulher e distribuídas 1.974 medidas protetivas.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio