Terceira força
Pesquisa divulgada esta semana pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) sobre a atual correlação de forças políticas nos Estados, mostra, quanto a SC, que a maioria de seus prefeitos está filiada ao PMDB (109), seguido do PP com 54, e o PT com 35. O novo PSD, liderado pelo governador Raimundo Colombo,  já tem 35 prefeitos. A análise ressalta  o que diz ser  “um grande fenômeno que aconteceu no Estado”,  que foi a queda do DEM, de 45 prefeitos para somente 14, atualmente.
 

Solitário
A classe política catarinense não está movendo uma palha para emplacar Manoel Dias no Ministério do Trabalho. Secretário geral do diretório nacional do PDT, Maneca tem fama de sempre, há décadas,  estar direta ou indiretamente (através da mulher, Dalva, e familiares) atrelado ao governo de plantão, qualquer que seja o partido ou coligação, sem que para tal tenha conquistado o passaporte pelo voto.
 
Tabuleiro
Na reforma no primeiro escalão estadual,  a grande verdade é que tudo se faz pensando na reeleição estadual, em 2014. Para que tudo fique certinho, a tríplice  aliança (PSD, PMDB e PSDB) está se ajustando muito bem na maioria das cidades quanto às eleições municipais deste ano. O trato é mais ou menos assim: quem perder agora terá emprego certo daqui a dois anos.
 
Infraestrutura
Em Brasília, ontem, o governador Raimundo Colombo e a presidenta Dilma Rousseff assinaram  acordo para ampliar o crédito fiscal do Estado em R$ 241 milhões. Parte desse recurso será usado para levar  rede de fibra óptica a 153 municípios de baixo IDH de SC, onde moram cerca de 3 milhões de pessoas. SC será o primeiro Estado a buscar a implantação desse serviço, que melhorará significativamente a área de comunicação.