Quase 100 cidades de Santa Catarina registraram neve

Fenômeno em regiões próximas ao litoral é considerado raro

Quase 100 cidades de Santa Catarina registraram neve

Fenômeno em regiões próximas ao litoral é considerado raro

A neve que ocorreu no início desta semana já foi confirmada em pelo menos 96 cidades de Santa Catarina até o momento, segundo a Epagri/Ciram. O número representa cerca de 32% dos municípios do estado. Além da neve também foram registrados em muitos municípios a ocorrência da chuva congelada e geada. Este evento de neve em SC pode ser considerado histórico pela espacialidade e abrangência do fenômeno.

Não se pode afirmar que não houve outros registros de neve tão amplos em Santa Catarina nas últimas décadas, mas o mais marcante deste evento foi a ocorrência nas regiões como o Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, onde os registros são raros por serem mais próximas do litoral.

Outros registros recentes de neve ampla ocorreram em agosto de 2010 em 23 municípios com acumulo de 0,5 metro de neve nas áreas mais altas do Planalto Sul, especialmente no Morro da Igreja, e em setembro de 2011 com 16 cidades. O ano de 2000, também foi marcado pelo frio intenso com vários episódios de neve em um só ano, por isso, Santa Catarina é considerado o Estado que mais neva no Brasil.


Fonte: Epagri/Ciram

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio