Quase 2 mil pessoas foram imunizadas contra a Gripe H1N1 em Guabiruba

A campanha segue até 20 de maio nas unidades básicas de saúde

Quase 2 mil pessoas foram imunizadas contra a Gripe H1N1 em Guabiruba

A campanha segue até 20 de maio nas unidades básicas de saúde

Quase 2 mil pessoas foram imunizadas contra a gripe H1N1 na rede pública de saúde guabirubense entre 20 de abril, início da campanha, e sábado, 30, dia da mobilização nacional, também conhecido como Dia D, momento em que a policlínica ficou aberta das 8h às 17h e atendeu 253 pessoas, totalizando 1.865 doses aplicadas no município até agora. A meta é vacinar no mínimo 80% das 4.326 pessoas que pertencem aos grupos alvo da imunização. A campanha segue até 20 de maio nas unidades básicas de saúde das 9h às 16h30 de segunda a sexta-feira e na policlínica.

A enfermeira Ana Lucia Tolentino, da Vigilância Epidemiológica de Guabiruba, relata que a movimentação foi intensa durante todo o sábado. “Não foram somente crianças ou idosos que procuraram a vacina. Tivemos gestantes, portadores de doenças crônicas, enfim, todos os integrantes do grupo de risco”, pontua ela, reforçando a importância do usuário apresentar a caderneta de vacinação, Identidade e o Cartão do SUS e procurar sua unidade para tomar a vacina

O Dia D acaba facilitando a imunização para muitas pessoas que encontram dificuldades em procurar o atendimento durante a semana. A mãe Jocilene Boos Krempel e seu marido Ivair utilizaram o fim da tarde de sábado para levar a filha Mirela, de um ano, à sala de vacinação. “Viemos hoje para nós dois podermos acompanhar e deixar ela mais segura. Também porque hoje tem mais crianças e assim ela vai se habituando a esses ambientes”, conta Jocilene, moradora do bairro Aymoré.

Os pais Aline Candido e Renato Eduardo Butsch também imunizaram o filho Eduardo, de 2 anos, no sábado. Da localidade da Alsácia, no bairro São Pedro, eles contam que deixam a caderneta de vacinação do filho em dia. “A gente avisa que será como uma picada de formiga. O choro acontece, mas logo passa. A importância de estar imunizado contra essa gripe é muito maior do que a dor”, fala Renato.

Mais informações sobre a vacinação podem ser obtidas pelo telefone 47 3354-2313.


Público Alvo da Vacinação

A campanha é destinada as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhador de saúde, povos indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e de outras condições clínicas (doença respiratória crônica, cardíaca crônica, renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).

 

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio