Quase oito mil eleitores já fizeram o recadastramento biométrico em Brusque

Número é contabilizado desde fevereiro do ano passado, quando iniciou a atualização no município

Quase oito mil eleitores já fizeram o recadastramento biométrico em Brusque

Número é contabilizado desde fevereiro do ano passado, quando iniciou a atualização no município

De fevereiro do ano passado até quarta-feira, 20, 7.916 eleitores de Brusque fizeram o recadastramento biométrico no Cartório Eleitoral do município. O número corresponde a 9,29% do total de eleitores da cidade, que é de 85.208.

Já em Guabiruba, dos 14.596 eleitores, 970 já fizeram a biometria, o que corresponde a 6,65% do total. Em Botuverá, o percentual é um pouco maior. Dos 4.238 eleitores, 433 já atualizaram o título de eleitor, o que corresponde a 10,22% do total.

O cadastro biométrico passou a ser obrigatório para todos os eleitores de Brusque, Guabiruba e Botuverá na segunda-feira, 17. O prazo para fazer a atualização vai até dezembro.

De acordo com o analista judiciário do cartório, Carlos José da Rocha Matti, a primeira semana oficial do recadastramento foi movimentada.

“Tivemos uma média de 100 a 110 atendimentos por dia durante esta semana, mas o movimento poderia ser ainda maior”, diz.

Segundo ele, a movimentação para a realização do recadastramento biométrico começou a crescer no início deste ano. No ano passado, a adesão espontânea foi abaixo da expectativa, no entanto, nos primeiros meses deste ano, o número de atendimentos chegou a 60 ou 80 por dia.

Já nas três semanas que antecederam o início do recadastramento obrigatório, o movimento cresceu ainda mais e se manteve nesta primeira semana. “Aos poucos o pessoal está começando a vir, com o tempo o movimento tende a crescer ainda mais”.

Matti lembra que o atendimento prioritário é para as pessoas que fizeram o agendamento via internet. “Para quem não fez o agendamento, a espera fica um pouco mais longa, aí a pessoa pode optar por aguardar ou então agendar para outro dia”.

O analista judiciário lembra que as pessoas que fizeram título de eleitor a partir do dia 22 de fevereiro de 2016 não precisam fazer o recadastramento. Já quem fez antes desta data ou precisa transferir o documento, é obrigado a fazer a biometria.

O horário de atendimento do Cartório Eleitoral é das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira. A partir de maio, o horário deve ser ampliado para atender a demanda do recadastramento biométrico. Quem não comparecer para realizar o cadastro biométrico no prazo estipulado pela Justiça Eleitoral terá o título de eleitor cancelado.

O Cartório Eleitoral fica na rua Mattiolli, no antigo prédio da Imobiliária Moresco, quase em frente à praça Sesquicentenário, no Centro de Brusque.

Como fazer o título de eleitor
Quem deseja tirar o novo título precisa apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência – homens com mais de 18 anos também devem levar o certificado de quitação do serviço militar. Pessoas que completam 16 anos até a data do
1º turno também podem requerer o título.

Como pedir transferência de domicílio
Eleitores que desejam pedir a transferência do domicílio eleitoral devem levar o título, um documento com foto e um comprovante de residência. É necessário residir no novo domicílio há pelo menos três meses.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio