Quatro tinturarias são multadas por descarte de efluentes no rio Itajaí-Mirim

Denúncias de crime ambiental serão encaminhadas ao Ministério Público

Quatro tinturarias são multadas por descarte de efluentes no rio Itajaí-Mirim

Denúncias de crime ambiental serão encaminhadas ao Ministério Público

A ação de fiscalização executada pela Fundema em parceria com a Polícia Militar Ambiental e o Corpo de Bombeiros de Brusque no último dia 13 de março, quando foram coletadas amostras de resíduos industriais descartados no Rio Itajaí-Mirim em diferentes pontos da cidade, resultou na penalização de quatro tinturarias. Elas foram multadas e agora passam a responder processos administrativos na Fundação Municipal do Meio Ambiente, Fundema, e serão encaminhadas ao Ministério Público para responder por crime ambiental.

Galeria

O resultado da análise do material coletado foi repassado à equipe da Fundema nesta semana e comprovou o inadequado tratamento dos efluentes das empresas. O superintendente da Fundema, Diego Furtado, explica que na ocasião os pontos de liberação de produtos químicos sem tratamento foram identificados com o auxílio de um engenheiro químico da Fundação e acrescenta que novas ações de fiscalização continuarão a ser realizadas pelos profissionais a fim de identificar possíveis irregularidades.


A responsabilização de infratores é uma das partes do trabalho desenvolvido pela Fundema, além da habilitação do município para realizar licenciamento de atividades com impacto local.

Para auxiliar o trabalho de fiscalização do meio ambiente, basta entrar em contato com a Fundema pelo telefone de plantão 8873 1826

Leia também
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio