José Francisco dos Santos

Mestre e doutor em Filosofia pela PUC/SP, é professor na Faculdade São Luiz e Unifebe, em Brusque e Faculdade Sinergia, em Navegantes/SC e funcionário do TJSC, lotado no Forum de Itajaí/SC.

Quem é fascista?

José Francisco dos Santos

Mestre e doutor em Filosofia pela PUC/SP, é professor na Faculdade São Luiz e Unifebe, em Brusque e Faculdade Sinergia, em Navegantes/SC e funcionário do TJSC, lotado no Forum de Itajaí/SC.

Quem é fascista?

José Francisco dos Santos

Após o primeiro turno das eleições, muitos estudantes, repetindo a fala de alguns professores, estão torrando a paciência de pais e parentes que votaram no Bolsonaro.

Dizem que ele é fascista e que os militares ameaçam a democracia no país. Esse discurso remonta aos anos 1980, quando eu tinha 15 anos. Ouvi as mesmas coisas contra o exército, e isso influenciou muito meu pensamento, por alguns anos. Mas eu nunca parei de estudar e, desde aquela época, acompanhei inúmeros acontecimentos pelo mundo afora e pelo Brasil. Li, discuti, tive dúvidas, mudei de opinião algumas vezes. Ou seja, nunca deixei de exercer minha consciência crítica diante dos fatos e dos mais variados autores e ideias que estudei. Então, como professor, também quero contribuir para a formação da consciência crítica dessa juventude tão bem intencionada e desejosa de justiça e
democracia.

Veja também:
Brusque tem quase 600 ruas oficiais sem pavimentação

Idoso vai a júri popular por tentativa de homicídio motivado por ciúmes

Reforma garante melhor estrutura para atuação do Tiro de Guerra

 

Pois bem, você sabe por que os estados do Acre, Amazonas e Roraima votaram maciçamente no Bolsonaro? Porque, entre outras coisas, eles estão vendo o narcotráfico da Colômbia, parceiro do PT no Foro de São Paulo, invadir nossas fronteiras. E quem é vizinho da Venezuela acompanha de perto o drama das vítimas da ditadura de Maduro, apoiada e financiada pelo PT (com nosso dinheiro). Aliás, você sabe o que é o Foro de São Paulo? É um grupo fundado por Lula, Fidel Castro e Hugo Chaves, que congrega todas as forças “progressistas” da América Latina, incluindo as FARC (a máfia do narcotráfico colombiano). Que raio de progressismo é esse? Em Cuba, há mais de 50 anos, um único partido está no poder. A oposição é proibida, e eles mataram trinta vezes mais gente que o Pinochet.

Metade da população fugiu e a outra metade está condenada à miséria e à falta de liberdade. A Venezuela está indo pelo mesmo caminho, com o apoio e a bênção do PT. O nome disso é fascismo. Então, quem é que apóia o fascismo? Na semana passada, morreu um político de oposição nos porões da ditadura venezuelana, e os camaradas petistas fingiram não saber da notícia. Nos governos do PT, Cuba e Venezuela receberam rios de dinheiro dos nossos impostos. E você acha que é o exército brasileiro que ameaça nossa democracia? Em 14 anos de desgoverno petista, o Brasil chegou à beira do colapso econômico, moral e de segurança. Montaram o maior esquema de corrupção da história, e a campanha petista é comandada de dentro de um presídio. E você está preocupado por que um capitão do exército é candidato à presidência? Afinal, você está do lado da polícia ou do bandido? Que tipo de democracia e justiça você está querendo? Aliás, você também acha que aborto é pauta legítima de direitos humanos?

Veja também:
Acusado de homicídio no trânsito ocorrido em 2016 vai a júri popular

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Motorista morre após perder controle de carro e invadir terreno, em Blumenau

Não sei que ano da escola você frequenta, mas tenho absoluta certeza de que você sabe menos de 20% do que deveria e poderia saber. E isso por que o sistema educacional brasileiro resolveu mediocrizar a formação intelectual e investir pesado na catequização ideológica e na mudança de costumes.

Sugiro que você assista, para começar, ao vídeo “O Preço da Ignorância”. Anote, verifique os dados, analise, estude, pense. Se, depois de estudar mais, você mantiver a mesma posição, eu respeitarei sua liberdade de opinião. Mas se você acha que seu professor é um gênio e vai continuar repetindo a crítica requentada dele, você também tem todo o direito de fazer isso. Mas, por favor, respeite a inteligência das outras pessoas!

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio