Eu era uma adolescente curiosa quando, não lembro como, resolvi comprar um disco do Emerson, Lake and Palmer. Vai ver, falaram neles na reivsta Pop. Ou ouvi o hit Lucky Man em algum lugar. Só sei que Brain Salad Surgery foi minha porta de entrada para o som da banda – e, se duvidar, para todo o rock progressivo. Como tudo era novidade, ouvi o disco inteiro, sem cansar, até começar a estabelecer quais eram as minhas músicas preferidas. A primeira, talvez por ser mais “fácil”, sem os malabarismos dos teclados de Keith Emerson, foi Still You Turn Me On, com toda a voz e espírito lírico de Greg Lake. O cara que ficava, no palco, sobre um tapete persa.

Agora, ele é o segundo membro do trio que se despede da vida como a conhecemos neste ano complicado de 2016. Emerson se suicidou em março. Lake, aos 69 anos, foi para a conta de todos os que perdemos para o câncer. Não, não está fácil. Guenta aí, Carl Palmer!

De novo e mais uma vez, ainda bem que fica a obra e o acesso aos vídeos, para que não se perca tanta história e tanto talento.