Conteúdo exclusivo para assinantes
Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Raimundo Colombo figura entre os presidenciáveis do PSD

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Raimundo Colombo figura entre os presidenciáveis do PSD

Tão diferentes 1

Raul Sartori

Todo poderoso
Um passarinho veio dizer que Raimundo Colombo figura entre as estrelas do PSD – é um dos dois únicos governadores do partido; o outro é Robinson Faria, do Rio Grande do Norte – que estaria de pote com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que forçou a entrada de seu nome na lista dos “presidenciáveis” sem consultar ninguém no andar de baixo.

Tão diferentes 1
Enquanto Balneário Camboriú discute se pode instalar uma roda gigante igual à de Londres, que é uma das maiores atrações turísticas da Europa, em Florianópolis se bate boca por duas quadrinhas de esportes de praia na avenida Beira Mar Norte! Balneário Camboriú decide ela mesma, com suas autoridades, o que é melhor. Na capital a percepção existente é que seu destino, não raro, é dado por procuradores gaúchos e paulistas lotados do Ministério Público Federal de SC.

Tão diferentes 2
Uma demonstração disso que poderá virar novela deverá ser vista se realmente foram adiante negociações, anunciadas ontem em São Paulo, de que a promotora do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 tem Florianópolis como opção número se for privatizado o autódromo de Interlagos. Já há inclusive um projeto de engenharia para montagem do circuito nas ruas do Centro, nos contornos da avenida Beira Mar Norte, tendo a ponte Hercílio Luz como cenário de fundo.

Trilhos
Em rede social o governador Raimundo Colombo noticia a assinatura de ordem de serviço para a Ferrovia das Bromélias, em Rio do Sul, que vai ligar as cidades de Apiúna a Lontras.

Cipoal
No 6º Fórum de Energias Renováveis, Consumo Responsável e Cidades Inteligentes – Sustentar 2017, em Florianópolis, semana passada, foi divulgada uma informação assombrosa: atualmente a legislação ambiental brasileira conta com aproximadamente 27 mil normativas, o que torna praticamente impossível saber qual regra cumprir. A insânia é tal que para se aprovar a construção de uma termelétrica, de maior custo ambiental, o prazo é de 180 dias, enquanto para hidrelétrica a espera pode ser de 8 anos.

Privilégio
Cada vez mais na oposição, o deputado estadual Maurício Eskudlark (PR) não faz segredo. Quando perguntado sobre o assunto, diz que é isso mesmo, ou seja, que o governador dá total prioridade à recuperação da ponte Hercílio Luz e abandona as estradas estaduais. Acha, até, que tanto amor pela ponte é caso de CPI.

Reconhecimento
A violinista gaúcha Iva Giracca, moradora da Ilha de SC e spalla da Camerata Florianópolis, receberá o prêmio Personalidade do Ano na área de música, da Academia Catarinense de Artes e Letras (Acla), dia 4, no Teatro Pedro Ivo. Antes disso integrará grupo de instrumentistas que sob coordenação musical e cenográfica de Luiz Zago e Ana Luiza Ciscato, respectivamente, na nova montagem da Companhia de Dança Lápis de Seda, que estreia dia 24, no Teatro Ademir Rosa. Misto de dança e música, a montagem tem Claudia Passos como intérprete de canções de Chico Buarque de Holanda.

Conciliação
Houve comemorações e emoções no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), que funciona há menos de um mês no campus da UFSC: mediadores voluntários com formação em Direito e Psicologia conseguiram a conciliação em processo de natureza familiar que já se arrastava há mais de 23 anos. Litigantes, pai e filha discutiam alimentos.

Fraldas isentas
A deputada federal catarinense Geovania de Sá (PSDB-SC) está prestes de conseguir emplacar seu primeiro projeto e, se sancionado, transformado em lei federal: reduz a zero as alíquotas de PIS/Pasep e da Cofins incidentes na importação e comercialização de fraldas geriátricas.

Novo pedágio
Vem de Bom Jardim da Serra a informação de que empresários locais estão juntos em um lobby sobre o governo estadual, através da Secretaria da Infraestrutura, para que encaminhe projeto à Assembleia Legislativa para instalação de um pedágio turístico, com taxa sugerida de R$ 3, em Lauro Muller, a ser cobrado dos usuários da Serra do Rio do Rastro, que começa ali e se estende por oito quilômetros acima. Vai dar bulha.

DETALHES
Esse é o Congresso que temos. Não bastaram os quadro dias de folga da penúltima semana, com o feriado de Finas. Os privilegiados deputados e senadores tem desde sábado, mais 10 dias de improdutividade já que não há sessões agendadas durante toda esta semana por conta feriado da Proclamação da República, quarta-feira.

Iniciativa humanitária e edificante a da regional de SC da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica que hoje e amanhã irão fazer gratuitamente cirurgias de orelhas de abano (otoplasticas) em 50 pacientes de diferentes regiões do Estado.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio