Rainha e princesas da Festa da Integração serão escolhidas no primeiro dia de evento

Terceira edição do evento celebra o aniversário de Guabiruba com a gastronomia e a cultura da cidade

Rainha e princesas da Festa da Integração serão escolhidas no primeiro dia de evento

Terceira edição do evento celebra o aniversário de Guabiruba com a gastronomia e a cultura da cidade

A terceira edição da Festa da Integração celebra entre os dias 5 e 7 de junho o aniversário de Guabiruba. O evento acontece no pavilhão São Cristóvão, no bairro Aymoré, e oferece aos visitantes variedade gastronômica, cultural e resgata a história da cidade, que no dia 10 de junho completa 53 anos. Boa parte da estrutura do local já está montada e deve passar pelos ajustes finais até o fim de semana.

Do lado de fora do pavilhão São Cristóvão foram montados três espaços, sendo dois deles destinados à exposição, feira de animais e barracas onde serão vendidos churrasco e cachorro quente, enquanto a outra é destinada a estandes onde serão vendidos produtos aos visitantes. “Ainda não está todo pronto, mas se parar a chuva conseguimos terminar até o início da próxima semana, no máximo”, conta Osnir Schlindwein, presidente da comissão organizadora do evento. Para ele, a festa só é possível graças a participação da comunidade e entidades do município.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação de Futebol Educacional de Guabiruba (Afeg), Associação Hospitalar de Guabiruba, o grupo Protegendo os Animais com Todo Amor (Pata) e a Polícia Militar são algumas das entidades da cidade que promovem atrações durante os três dias de evento. A ideia da Festa da Integração surgiu em virtude das diferentes culturas que compõem a cidade desde o momento de sua fundação.

“Como o próprio nome diz, essa é um festa da integração. Integração de diferentes gerações e etnias. Crianças, jovens, adultos e idosos. Pessoas que nasceram aqui e são descendentes de alemães e italianos e carregam em sua cultura a herança de seus antepassados, assim como pessoas que vieram de outros estados como o Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia. A ideia é unir todos nesses três dias de festa, porque sem eles, nossa cidade não seria mesma”, declara Schlindwein.

Gastronomia variada

A Apae participa desde a primeira edição do evento e bem antes da festa começar, por volta de 5h da manhã de sexta-feira, as irmãs Rita Ebel Lang e Juvelina Ebel, servente e professora da entidade já estarão preparando os alimentos para serem servidos no evento. A cena deve se repetir no sábado e no domingo, afinal, eles serão os responsáveis pelo almoço dos dois dias.

“No sábado será servido uma feijoada e no domingo o prato típico, com várias comidas que compõem a culinária alemã e italiana, como o aipim frito com bacon, batata doce, bolo de carne, massas, além de sete tipos de verduras diferentes. Cada prato custará R$ 25 e a pessoa pode repetir à vontade”, conta Leide Habitzreuter, diretora da Apae de Guabiruba.

A Associação Hospitalar de Guabiruba participa pela primeira vez e será responsável pela cuca caseira que será servida no evento. O dinheiro arrecadado será investido em reformas no hospital. “Uma de nossas prioridades é trocar o piso. Essa é a primeira vez que iremos servir cuca no evento, estamos muito ansiosos e gratos pela oportunidade que está sendo dada às entidades”, elogia a diretora Roseli Kohler.

Além da culinária, exposições e atrações culturais também movimentam os três dias de festa. De acordo com Schlindwein, serão mais de 20 horas de música, reunindo músicos e bandas da região, como a dupla Cledson e Cleber, o músico Cesar Santoro e a banda do Barril e o 8º Encontro de Gaiteiros.

No último dia de festa acontece também um desfile alegórico, que começa nas imediações da prefeitura em direção ao pavilhão São Cristóvão com o porta-bandeira, seguido por carroças de dois cavalos, carroças de um cavalo, charretes, cavaleiros, micro tratores e tratores, gaiola cross, jeep e motocicletas. O encerramento do evento conta com o show nacional da cantora Anitta.

Rainha e princesas serão escolhidas no primeiro dia

Na sexta-feira, 5, por volta das 20h30, será feita a escolha da rainha e as duas princesas da 3ª Festa de Integração. Elas foram apresentadas no dia 25 de maio no salão nobre da Prefeitura de Guabiruba. Cinco garotas participam do concurso e uma bancada de jurados deverá analisar quesitos como beleza, simpatia, desenvoltura, oratória e torcida.

Segundo Sidnei Dematé, diretor da Secretaria de Turismo, a rainha do ano passado foi eleita também a Miss Guabiruba. Amanda Gisele Pereira, de 21 anos, participa do concurso no dia 20 de junho, em Itajaí. “Se não houver outras candidatas ao posto de miss em Guabiruba, a próxima rainha deve assumir o posto e concorrer no concurso de beleza do próximo ano”, revela.

Coordenadores e líderes comunitários de cada bairro da cidade podem indicar uma candidata até o dia 25 de maio para o posto de rainha e das duas princesas, mas somente cinco participaram.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio